Com patrocínio do Fundo de Investimentos Culturais da Fundação de do governo do Estado, começa nesta quinta-feira (12) e segue até domingo (15) em o 23º Fegams – Festival Sul-Mato-Grossense de Folclore e Tradição Gaúcha.

O Festival, cujo tema este ano é “Integração Entre Culturas: Gaúchos e Guaicurus Entrelaçando Culturas”, deve reunir cerca de 16 mil visitantes em dois locais: na sede do Centro de Tradições Gaúchas Cultivando a Tradição e também no Parque de Exposições do Sindicato Rural de Chapadão do Sul.

Durante os quatro dias, o Festival contará com provas divididas nas categorias Campeira (laço, rédeas, gineteadas); Artística (poesia, causo, declamação, música, danças tradicionais) e Esportiva (bocha, bolão, tava e truco).

No recinto do Sindicato Rural, onde acontecem as provas de dança, canto, música, declamação, poesia e conto, também será montado uma lona de circo para a realização da Tertúlia Livre e da Roda de Chimarrão. Já no acampamento na Campeira do CTG acontecem as provas campestres.

O Festival Sul-Mato-Grossense de Folclore e Tradição Gaúcha pretende integrar ainda mais a cultura gaúcha e o folclore sul-mato-grossense, visando a confraternização, a troca de conhecimentos e a celebração de valores sociais comuns.