Cerca de 20% dos brasileiros pretende se desfazer dos telefones fixos até próximo ano

Com o avanço dos telefones celulares, 20% dos brasileiros planejam se desfazer de suas linhas fixas nos próximos 12 meses para utilizar somente o celular,  os outros 80% pretendem manter a linha convencional. Sobre o serviço de TV por assinatura, 66% dos entrevistados no estudo disseram que querem manter o serviço durante o próximo ano, […]

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Com o avanço dos telefones celulares, 20% dos brasileiros planejam se desfazer de suas linhas fixas nos próximos 12 meses para utilizar somente o celular,  os outros 80% pretendem manter a linha convencional.

Sobre o serviço de TV por assinatura, 66% dos entrevistados no estudo disseram que querem manter o serviço durante o próximo ano, enquanto 8% pretendem cancelar e 25% não têm o serviço. Entre os que pretendem cancelar esse serviço, a falta de oferta de um preço que justo (64%) foi apontado como o principal motivo. Essa é a principal conclusão da pesquisa realizada no Brasil pela KPMG Internacional. O levantamento foi feito ainda em outros 30 países com o objetivo de identificar os hábitos de consumo relacionados à tecnologia móvel.

A utilização de aplicativos por parte dos internautas brasileiros também foi pesquisada. Os jogos foram os mais baixados pelos entrevistados (48%). Já a música ficou em segundo lugar, com 45%, e mapas aparecem em terceiro, com 41%. Quando o assunto é o aplicativo que foi baixado mais vezes (acima de cinco), os vídeos ficaram em primeiro, com 54%, depois vieram as músicas, com 45%, enquanto gráficos e desenhos aparecem com 42%, e jogos, em último, com 37%.

Em relação aos padrões de compra, quem mais exerceu influência sobre o consumidor foram os fabricantes ou lojas na web (21%); sites que comparam produtos ou que dão voucher de desconto (17%); e a opinião de outros clientes e sites de ranking (15%). Os apontados como menos influentes foram blogs, chats e sites de classificação de terceiros (24%); página de um produto ou feita por fãs (22%); e redes sociais (18%).

O estudo

O estudo Consumo e Convergência (do título original em inglês, Consumer and Convergence) é a quinta pesquisa global da KPMG e entrevistou cerca de 300 pessoas em cada um dos 31 países pesquisados. O levantamento foi dividido em tópicos que abordaram questões como segurança e privacidade, publicidade online e móvel, preferência de compra, utilização de aplicativos, pagamentos e transações bancária, hábitos de quem assiste TV e filme, de quem permanece conectado na internet e os tipos de conteúdo acessados.

Com informações da assessoria

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