Centro Comunitário de Produção Furnas dos Baianos será inaugurado nesta quarta
Nesta quarta-feira (16), às 10 horas, acontece a cerimônia de inauguração do Centro Comunitário de Produção (CCP) Furnas dos Baianos, no distrito de Piraputanga, em Aquidauana. A Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), por meio da Unidade Estadual de Prevenção e Combate à Discriminação Etnico-Social, participou do projeto Farinheira, fazendo a articulação […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Nesta quarta-feira (16), às 10 horas, acontece a cerimônia de inauguração do Centro Comunitário de Produção (CCP) Furnas dos Baianos, no distrito de Piraputanga, em Aquidauana. A Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), por meio da Unidade Estadual de Prevenção e Combate à Discriminação Etnico-Social, participou do projeto Farinheira, fazendo a articulação entre o governo federal, município e comunidade.
Outra atribuição da Setas foi a administração de cursos de capacitação para toda a comunidade quilombola. Os cursos serviram para fomentar a economia local e dar suporte para a produção em larga escala. Com os temas: Orientação e capacitação da mão de obra para as unidades produtivas; Relações humanas; Cuidados com a imagem pessoal e postura e autoconfiança.
O Centro Comunitário irá contar com maquinário industrial para produção de dois hectares de raiz de mandioca que terá comercialização no mercado local e regional.
Comunidade Quilombola
A comunidade quilombola Furnas dos Baianos está localizada no distrito de Piraputanga, há 35 km da cidade de Aquidauana, com um número de 22 famílias que sobrevivem basicamente da agricultura familiar com a plantação de milho, feijão e mandioca. Possui uma organização social denominada Associação Negra Rural Quilombola Furnas dos Baianos.
A comunidade foi grande produtora de farinha, por meio de oito farinheiras artesanais. Hoje restam apenas duas em atividade, apenas para consumo das famílias. A paralisação ocorreu após a desativação do trem de passageiros da rede ferroviária federal, na década de 90. Atualmente, a principal atividade da comunidade é a pecuária de corte e leiteira, sendo a agricultura e fruticultura apenas para subsistência.
Atuam como colaboradores do projeto a Eletrobras, a Eletrobras Eletrosul, a Prefeitura Municipal de Aquidauana, a Enersul, a Coordenação Estadual do Programa Luz para Todos de Mato Grosso do Sul e a Associação da Comunidade Negra Rural Quilombola de Furna dos Baianos.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Suspeito de agiotagem é preso com armas e munições no centro de Campo Grande
As armas estavam escondidas, dentro do guarda-roupas, na casa do suspeito. Uma delas estava com registro de furto
Gustavo Mioto culpa Ana Castela e expõe motivo do término; saiba detalhes
Sincerão, Gustavo Mioto deu a entender que o término do relacionamento aconteceu por culpa de Ana Castela; entenda a situação
Semáforos da Afonso Pena e Joaquim Murtinho estão fora de funcionamento
Uma equipe da Energisa está na Joaquim Murtinho
Com Natal batendo à porta, ceias prontas podem ser solução na correria de fim de ano em Campo Grande
Padarias, restaurantes e até supermercados vendem ceias prontas. Entre as opções, estão a ceia na caixa e a lowcarb
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.