Geral

CBF divulga tabela do Campeonato Brasileiro

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta quinta-feira (08) a tabela oficial do Campeonato Brasileiro de 2012, que terá início em 20 de maio e conclusão no dia 2 de dezembro. O critério de guardar os clássicos estaduais para a última rodada foi mantido, mas com “trocas” nos casos de São Paulo e Rio de […]

Arquivo Publicado em 08/03/2012, às 17h15

None

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta quinta-feira (08) a tabela oficial do Campeonato Brasileiro de 2012, que terá início em 20 de maio e conclusão no dia 2 de dezembro.


O critério de guardar os clássicos estaduais para a última rodada foi mantido, mas com “trocas” nos casos de São Paulo e Rio de Janeiro, os Estados que possuem mais equipes na primeira divisão (seis e quatro, respectivamente).


Por exemplo: se na temporada passada, que culminou com o quinto título brasileiro do Corinthians, a rodada final da competição teve o time alvinegro diante do Palmeiras, desta vez o clube do Parque São Jorge vai enfrentar o São Paulo no Morumbi. E o vice-campeão Vasco, que fechou a campanha de 2011 diante do Flamengo, desta vez enfrenta o Fluminense em sua última partida.


A adoção dos clássicos estaduais na última rodada começou em 2011, depois da polêmica que tomou conta das rodadas finais das edições anteriores do Brasileiro. A medida visa evitar as suspeitas de “entregadas” de equipes que não brigam mais por título, vaga na Libertadores ou fuga do rebaixamento, para prejudicar rivais que ainda estão na disputa.


A CBF ainda anota algumas observações na tabela: o Cruzeiro cumprirá perda de mando de campo em dois jogos, por punição do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) em 2011; o desmembramento das rodadas será divulgado nos próximos dias, após acordo com a Rede Globo, para atender à grade da TV; e os jogos de Atlético-MG e Cruzeiro, inicialmente marcados para a Arena do Jacaré, poderão ser transferidos para o Estádio Independência quando os clubes comunicarem a entidade.


As novidades na edição de 2012 serão Portuguesa, Náutico, Ponte Preta e Sport, que subiram da Série B do ano passado. As equipes que deram adeus à elite foram os rebaixados Atlético-PR, Ceará, América-MG e Avaí.


Confira a 1ª rodada do Campeonato Brasileiro 2012…


20/05


Botafogo x São Paulo Vasco x Grêmio Palmeiras x Portuguesa Corinthians x Fluminense Internacional x Coritiba Cruzeiro x Atlético-GO Ponte Preta x Atlético-MG Figueirense x Náutico Sport x Flamengo Bahia x Santos


Veja também a última rodada


02/12


Flamengo x Botafogo Fluminense x Vasco Santos x Palmeiras São Paulo x Corinthians Grêmio x Internacional Atlético-MG x Cruzeiro Portuguesa x Ponte Preta Coritiba x Figueirense Náutico x Sport Atlético-GO x Bahia

Jornal Midiamax