Caso de leishmaniose humana é confirmado na Capital; oito pessoas estão sob suspeita
M.S. , de 62 anos, teve a confirmação de que estava com leishmaniose cutânea no dia 18 de janeiro deste ano em Campo Grande. Há dois dias, ela faz o tratamento para a doença, que vai durar um mês. A paciente disse nesta quinta-feira (26) ao Midiamax que apesar de ter dois cachorros, eles não […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
M.S. , de 62 anos, teve a confirmação de que estava com leishmaniose cutânea no dia 18 de janeiro deste ano em Campo Grande. Há dois dias, ela faz o tratamento para a doença, que vai durar um mês. A paciente disse nesta quinta-feira (26) ao Midiamax que apesar de ter dois cachorros, eles não têm a doença. “Sinto muita dor, a medicação é muito forte e é na veia”, disse.
A confirmação do caso não aparece ainda no boletim do Serviço de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Campo Grande. Segundo o relatório, oito casos de leishmaniose humana estão sob suspeita e foram registrados em menos de um mês na Capital.
Em janeiro de 2011, 24 casos suspeitos foram registrados e 16 confirmados, um caso de suspeita a mais que em 2010 e um caso confirmado a menos.
Ano passado, ao todo, foram 199 casos confirmados e três pessoas morreram por causa da doença. Em 2010, 179 pessoas tiveram a doença e sete vieram a óbito.
A eutanásia de cães contaminados ainda divide opiniões em Campo Grande. O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) segue a determinação do Ministério da Saúde, que é de matar os cães infectados com a doença.
Alguns médicos veterinários contestam a medida, já que para que o humano não seja contaminado com a doença, é preciso manter o controle da proliferação de mosquitos transmissores.
O médico veterinário Cristiano Marcelo Espínola defende que é difícil para um veterinário conceber a eutanásia de cães, a não ser em estágios avançados da doença. “O animal em tratamento fica ainda com parasitas dentro do corpo, mas a carga parasitária diminui. Por esse motivo o Ministério da Saúde indica a morte do animal”, esclarece.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Santa Casa de Campo Grande enfrenta superlotação crítica e riscos à assistência
Profissionais relatam desafios enfrentados no cotidiano diante da superlotação, como jornadas extenuantes e aumento dos riscos para pacientes
Câmara aprova projeto que restringe uso de celular em escolas
Projeto prevê a medida para escolas públicas e privadas
Acostamento de vias na elaboração e na contratação de projetos de engenharia é tema de debate na Alems
Deputado Caravina prevê que “a implantação de acostamentos nas rodovias estaduais, sem dúvida, diminuirá consideravelmente os riscos de acidentes”
Engavetamento com seis veículos deixa trânsito lento na Avenida Afonso Pena
Dentre os envolvidos estão uma BMW X4, uma Chrysler Caravan, um VW Polo e dois VW Gol
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.