O Espaço Cultural de Ciência e Tecnologia de Gado de Corte – Casa Gado de Corte será inaugurado nesta quinta-feira, dia 6, a partir da 9 horas, na sede da Embrapa Gado de Corte, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em Campo Grande-MS.

A viabilização da Casa Gado de Corte foi possível por meio de um projeto do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq) e ao promover ações científicas interativas colabora com a difusão das tecnologias e conhecimentos voltados para a pecuária de corte brasileira.

Para abrigar a Casa, um prédio antigo do Centro foi totalmente reformado e no local, salas interativas demonstrando as etapas de desenvolvimento das forrageiras desenvolvidas pela Empresa, assim como, do boi dão forma ao lugar. Em aproximadamente 120 m², há espaço ainda para falar sobre biotecnologia, proteômica e nanotecnologia.

“O espaço foi idealizado com o intuito de mostrar à sociedade a importância da pesquisa científica no desenvolvimento de produtos tecnológicos. Ele se integra a nossa área demonstrativa – Dinapec como ferramenta de transferência de tecnologia, mostrando ao visitante todos os passos de desenvolvimento de uma tecnologia até chegar ao produtor”, explica Websten Cesário da Silva, responsável pela Casa e analista de TT da Empresa.

Ele destaca também que a Casa “é de interação e o visitante tem a oportunidade de assistir vídeos sobre o trabalho dos pesquisadores e técnicos e por meio de painéis, com fotos ilustrativas, algumas tecnologias da Unidade e ter acesso ao acervo de publicações geradas”.

Desde agosto, o Espaço Tecnológico, assim também conhecido, já recebe visitantes. Os estudantes das Escolas Municipais Darthesy Novaes Caminha, Pólo Barão do Rio Branco e Manoel Gonçalves Martins e as Estaduais Ulisses Serra e José Mamede de Aquino estiveram na Gado de Corte. Ao todo, 220 alunos foram recepcionados pela equipe de comunicação com um bate papo sobre a Embrapa e sua missão e fizeram um passeio no Espaço e na vitrine tecnológica, Dinapec, acompanhados da equipe de transferência de tecnologia.

Minibibliotecas – Na ocasião mais duas minibibliotecas da Embrapa serão doadas a estabelecimentos de ensino sul-mato-grossenses. O Projeto Minibibliotecas é coordenado pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília-DF) e composto por 120 títulos de publicações impressas, 40 títulos de programas de rádio ‘Prosa Rural’ e 37 títulos de vídeos do programa ‘Dia de Campo na TV’ e da videoteca rural editados pela Empresa.

Com conteúdos diversos, o Projeto contem informações sobre as tecnologias Embrapa e orientações para a produção agropecuária. Em MS, a Escola Municipal Leovegildo de Melo, da zona rural de Campo Grande, recebeu em 2011 uma minibiblioteca. Este ano, a Escola Municipal Pólo Barão do Rio Branco da Capital e a antiga Escola Agrícola do município de São Gabriel de Oeste, atualmente, Fundação Educacional de Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento Econômico de São Gabriel do Oeste (FUNPESG) serão contempladas no dia 6.