No próximo sábado, dia 16 de junho, a Casa de Ensaio inaugura seu curso para mediadores de leitura, voltado a educadores, bibliotecários, estudantes e agentes culturais, entre outros, que realizam trabalhos de promoção e incentivo à leitura e à produção literária nos mais diversos espaços. O curso é baseado na metodologia de trabalho com a literatura criada e utilizada pela organização social desde 2006, e tem como objetivo capacitar novos mediadores e multiplicar as práticas de uma das frentes de trabalho que a Casa vem desenvolvendo em seu dia a dia, focada no incentivo à leitura em Campo Grande (MS).

O curso irá dar atenção especial à figura do mediador de leitura, peça chave no momento de incentivar novos leitores a adquirirem o hábito e o prazer pela leitura. “O mediador de leitura é o responsável em fazer a ponte entre o livro e o futuro leitor, necessitando, para tanto, possuir consciência de seu papel e das diferentes maneiras que pode se valer na hora de promover esse contato”, pontua Fabrício Barbosa, educador brincante da Casa de Ensaio que irá conduzir o curso. Fabrício é mestrando em Comunicação pela UFMS e atua desde 2007 na área da literatura e do incentivo à leitura, tendo participado de formações sobre o assunto em MS, RJ e Guatemala, além de ter sido premiado duas vezes pelo seu trabalho junto à biblioteca da Casa de Ensaio (em 2008, primeiro lugar no Concurso Literário “Uma leitura que mexeu com minha cabeça”, do Instituto C&A (RJ) e em 2009, primeiro lugar no Prêmio IEL de Estágio – etapa regional).

A Casa de Ensaio já foi também reconhecida várias vezes pelo seu trabalho na área da literatura e do incentivo à leitura, tendo participado do Programa Prazer em Ler, do Instituto C&A (2006-2008) e reconhecida como Ponto de Leitura (2008) e como Pontinho de Cultura (2011), pelo MinC. Os trabalhos de pesquisa desenvolvidos pela Biblioteca da Casa são coordenados pela Prof.ª Dr.ª Ana Arguelho (UEMS) e por Lais Doria (Mestre em Artes Cênicas – ECA/USP). Entre os assuntos abordados pelo curso, estão a compreensão do papel do mediador de leitura, práticas para mediação de leitura e incentivo à criação literária em escolas, bibliotecas e outros espaços culturais e também a concepção, criação e gestão de espaços de leitura.

O curso será realizado na biblioteca da Casa, a Biblioteca Áurea Alencar, das 08 da manhã às 18 da tarde, com intervalo para almoço. A carga horária total é de 08 horas, com emissão de certificado para os participantes. Para participar do curso, o investimento é de 60 reais.

Estudantes ou e funcionários da rede pública de ensino tem desconto e pagam 50 reais. Os interessados em participar devem enviar e-mail para [email protected] solicitando a ficha de inscrição. As vagas são limitadas. A Casa de Ensaio fica na Rua Padre João Crippa, 1699, . Mais informações sobre o curso podem ser obtidas pelo e-mail ou pelo telefone (67) 9222-7378.

Serviço

Curso de Mediadores de Leitura da Casa de Ensaio

Sábado, 16 de junho, das 08h às 12h e das 14h às 18h

Investimento: R$ 60 / Estudantes, professores e funcionários da rede pública de ensino R$ 50

Inscrições pelo e-mail [email protected]

Rua Padre João Crippa, 1699, centro.