Cartilha sobre direitos dos povos indígenas do MS será distribuída para instituições de ensino
A Comissão Permanente de Assuntos Indígenas – COPI, da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Mato Grosso do Sul), realizou na manhã desta quarta-feira (7) o lançamento de uma cartilha sobre os povos indígenas do Estado. A entidade é a primeira seccional da Ordem dos Advogados no País, a possuir uma comissão de […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Comissão Permanente de Assuntos Indígenas – COPI, da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Mato Grosso do Sul), realizou na manhã desta quarta-feira (7) o lançamento de uma cartilha sobre os povos indígenas do Estado. A entidade é a primeira seccional da Ordem dos Advogados no País, a possuir uma comissão de direitos indígenas.
O documento será distribuído gratuitamente a alunos das escolas do nível fundamental ao médio, além de universidades, para orientar os estudantes sobre os Direitos de todos os povos indígenas do MS.
Para a presidente da Comissão – Samia Jordy Barbieri, na cartilha, a importância do direito indígena é discutida sob dois aspectos: amor e educação.
“É preciso uma cultura de paz junto aos indígenas, principalmente em um momento onde a questão dos guaranis kaiowas está sendo motivo de muitos debates. Procuramos mostrar às crianças como são esses povos para que as diferenças possam ser respeitadas.”, explica.
Para a secretaria adjunta da comissão, a professora de Antropologia do Direito e Direitos Humanos da UFMS – Tatiana Ujacow, quando se leva o conhecimento tradicional dos povos indígenas, e se explica os seus direitos às crianças, é possível que elas não discriminem as diferenças quando se tornarem adultos.
“Este trabalho de interculturalidade junto às crianças vai ao encontro da especificidade do universo das mesmas devido à facilidade de assimilação que possuem. É importante mostrar que esses povos são vítimas de discriminação, muitas vezes, pela falta de conhecimento sobre sua cultura.”.
Ela avalia ainda que o desenvolvimento da cartilha é uma aliada na luta pelo fim da discriminação junto aos povos indígenas no Mato Grosso do Sul.
Segundo o presidente da Ordem – Leonardo Duarte, a criação da cartilha é um orgulho para a entidade, pois é a primeira cartilha dos povos indígenas de todas as OAB do Brasil.
“O presidente da OAB do Amazonas pediu autorização para copiar a cartilha e isto é reconhecimento desta comissão que luta para que os índios se façam compreendidos pela sociedade.”.
Sobre a grande presença de crianças no local, Leonardo disse estar emocionado. “Trabalhos como este permitirão que as crianças cresçam numa sociedade sem preconceito e tolerante na criação de um mundo melhor.”.
Até dezembro, a entidade pretende lançar um aplicativo da cartilha para celulares.
Procuradoria Geral
Conforme Samia, a vice-procuradora-geral da República – Deborah Duprat virá ao Estado entre os dias 26 e 28 de novembro, onde irá percorrer regiões de conflito.
Duprat apóia a permanência dos índios guarani kaiowá nas terras do município de Iguatemi.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.