Carlos Alfeu apresenta o show de violão instrumental Quarta Erudita
A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul realiza nesta quarta-feira (5), às 20 horas, no Teatro Aracy Balabanian, do Centro Cultural José Octávio Guizzo, o show “Pinho Marfim”, do violonista Carlos Alfeu. A apresentação faz parte do projeto Quarta Erudita. O evento é gratuito, tem classificação livre e duração aproximada de 45 minutos. […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul realiza nesta quarta-feira (5), às 20 horas, no Teatro Aracy Balabanian, do Centro Cultural José Octávio Guizzo, o show “Pinho Marfim”, do violonista Carlos Alfeu. A apresentação faz parte do projeto Quarta Erudita. O evento é gratuito, tem classificação livre e duração aproximada de 45 minutos.
Apresentando o violão instrumental brasileiro, o repertório do espetáculo é voltado para os grandes nomes da música nacional genuína e sua história com o início do jazz. O concerto terá a participação especial do maestro Eduardo Martinelli no violão de 7 cordas, Ivan Cruz no bandolim e Uigor Neves no pandeiro.
Os primórdios de nossa música estão entrelaçados com os violonistas que “nacionalizaram” o samba e o chorinho: Heitor Villa-Lobos, Noel Rosa, Tom Jobim e Baden Powell, pilares da música brasileira, serão apresentados e referenciados por terem criado nossa música, referenciada em todo mundo.
O Jazz entra em referência cronológica e histórica no espetáculo. Compositores americanos, na mesma época do início do samba, choro e do próprio violão instrumental no Brasil, estavam fazendo nascer o jazz nos Estados Unidos. Muitas vezes descritos como estilos parecidos, jazz e chorinho nasceram na mesma época, com diferentes raízes, mas ambos se inclinando à improvisação.
Junto com o nascimento do violão no Brasil, a influência de um paraguaio, Agustin Barrios, mudou de forma significativa a execução do violão em todas as regiões do País. Foi o primeiro violonista solista a se apresentar e divulgar o violão instrumental pelo Brasil. O show celebra também a Polca Paraguaia e Chamamé, unindo a importância do paraguaio Barrios para o País, com os estilos que influenciaram fortemente a cultura musical sul-mato-grossense.
O músico
Samba, chorinho, jazz, chamamé e polca paraguaia é o que o violonista Carlos Alfeu traz para esta apresentação. Formado em Música pela UFMS, foi integrante do primeiro violão do Quarteto Braziliano de violões, em Mato Grosso do Sul. Representou também o Estado com o Grupo Aves Pantaneiras, divulgando músicas sul-mato-grossenses de raiz.
Carlos Alfeu participou, com formação peculiar entre violão e guitarra semiacústica, do resgate da música brasileira instrumental com o músico Marcos Assunção em apresentações como Festival de Inverno de Bonito e Som da Concha em 2008. Como violonista acompanhou junto à Orquestra Sinfônica Municipal, na regência do Maestro Eduardo Martinelli, um concerto para a passagem do escritor Ariano Suassuana pela cidade de Campo Grande, em 2010.
Também com a Orquestra integrou a banda de apoio no Concerto Morena – Encontro com a Música Clássica, em 2010. Em 2011, apresentou na TV Imaculada o trabalho solo “Pinho Marfim”. Atualmente participa como violonista do projeto “Descendo Sarrafo”, contemplado pelo Programa Nacional Petrobrás Cultural, com o regional “Choro Opus Trio”. Como solista, Carlos Alfeu traz o violão brasileiro e jazzístico, além de passar pela história dos estilos que influenciaram a música sul-mato-grossense.
O projeto Quarta Erudita começou em abril de 2009 e tem por objetivo fomentar e difundir a música erudita. Normalmente é realizado na primeira quarta-feira do mês, proporcionando à classe artística deste segmento espaço para suas apresentações, incentivando a formação de público e de mercado por meio do acesso aos bens culturais.
Serviço: Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3317-1795 ou no Centro Cultural José Octávio Guizzo, que fica localizado na rua 26 de Agosto, 453, entre a Calógeras e a 14 de Julho.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Programa de conservação de áreas verdes em Campo Grande é implementado
Criação de parcerias para serviços inerentes à manutenção e conservação de parques
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.