A partir do dia 27 de julho, Amambai, Corumbá e Campo Grande receberão a Caravana Tecnobrincante, exposição multimídia itinerante que apresentará o resultado da pesquisa e produção audiovisual dos 20 jovens de comunidades quilombolas, ribeirinhas, indígenas, fronteiriças e urbanas, que integram o Projeto Memórias do Futuro – Olhares da Infância Brasileira. Serão exibidos 50 vídeos, de 1 a 5 minutos, sobre brincadeiras de ontem e de hoje registradas através de celulares de alta definição, numa aliança entre tecnologia e a cultura da criança. Uma equipe de profissionais e jovens brincantes vai desenvolver atividades num espaço lúdico, onde crianças e adultos terão a oportunidade de se encantarem e caírem na brincadeira. O projeto é apoiado pela Fundação Telefônica Vivo.

Durante o evento haverá contação de histórias, cirandas e apresentação de atividades culturais das próprias comunidades envolvidas. A cenografia recupera elementos da infância e terá a assinatura criativa da Família Ana Jordão. O visitante terá acesso à exposição de imagens de todo o desenvolvimento do projeto e um mini estúdio para coleta de depoimentos. Desta forma, os participantes poderão compartilhar suas memórias de criança. Todo o material será disponibilizado no portal Memórias do Futuro, ambiente virtual para troca de informações e experiências sobre a cultura da infância.

Ao todo, serão percorridos 21 locais entre praças, parques, escolas e pontos de cultura. O objetivo é promover a interação de crianças, famílias, educadores e o público em geral com o universo do projeto. “A Caravana vai favorecer o intercâmbio cultural, aproximando gerações e trocas de saberes entre crianças, jovens e adultos destas localidades. Oportunidade única de aprofundar o nosso olhar sobre a infância brasileira”, aponta Lia Mattos, diretora e coordenadora pedagógica do projeto.

Segundo Gabriella Bighetti, diretora de Ação Social da Fundação Telefônica Vivo, “essa nova etapa do projeto, que prevê interação presencial e tecnológica com o público, traz um grande diferencial ao Memórias do Futuro, principalmente ao democratizar o conteúdo produzido pelos jovens por meio da Internet e agregar ao banco de dados as experiências dos visitantes das caravanas itinerantes. Isso insere ainda mais o projeto na cultura digital, identificando-se totalmente com as nossas premissas nesta área”.

Contemplado dentre 306 propostas pelo edital de Arte e Tecnologia da Fundação, o Memórias do Futuro é uma realização do Espaço Imaginário e do Pontão de Cultura Guaikuru. A programação completa da Caravana Tecnobrincante está disponível no site www.memoriasdofuturo.com.br.

Serviço:
Caravana Tecnobrincante
Amambai – 27 a 29 de julho
Corumbá – 03 a 09 de agosto –
Campo Grande – 10 a 26 de agosto
Entrada gratuita