A primeira prestação parcial de contas de candidatos, comitês financeiros e partidos referentes às eleições deste ano deve ser apresentada à Justiça Eleitoral até esta quinta-feira (2).

Em Mato Grosso do Sul, 206 nomes concorrem a 79 vagas de prefeito e 6.524 disputam cadeira de vereador. No País, mais de 450 mil balanços de despesa são esperados.

Caso os candidatos e partidos não apresentem os relatórios parciais de contas, a Justiça Eleitoral divulgará os extratos bancários encaminhados pelas instituições financeiras.

A prestação de conta parcial deve discriminar as doações em dinheiro ou estimativa de doação recebida para o financiamento da , além dos gastos.

Nomes e valores de doações para campanhas são exigidos apenas na prestação final de contas, que deve ocorrer até 6 de novembro. O candidato a prefeito que disputar o segundo turno em outubro deve apresentar as contas referentes aos dois turnos até 27 de novembro deste ano.

Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), restando apenas dois dias para o fim do prazo, apenas 7% dos candidatos apresentaram a prestação.