Geral

Campo Grande terá em breve a primeira Incubadora Tecnológica

Durante a apresentação do 1º Café Tecnológico realizado no auditório da Casa Engenheiro Carlos Miguel Mônaco (Casa da Esplanada), na manhã desta sexta-feira (27), o prefeito Nelson Trad Filho anunciou o lançamento da primeira incubadora tecnológica de Campo Grande, previsto para o mês de maio próximo. “Aproveito a oportunidade para divulgar que estamos preparando o […]

Arquivo Publicado em 27/04/2012, às 15h30

None

Durante a apresentação do 1º Café Tecnológico realizado no auditório da Casa Engenheiro Carlos Miguel Mônaco (Casa da Esplanada), na manhã desta sexta-feira (27), o prefeito Nelson Trad Filho anunciou o lançamento da primeira incubadora tecnológica de Campo Grande, previsto para o mês de maio próximo.


“Aproveito a oportunidade para divulgar que estamos preparando o lançamento da primeira incubadora tecnológica de Campo Grande, com um prazo aproximado de um mês e que irá contribuir para o fomento de empresas inovadoras e que atuam no setor da tecnologia e da inovação”, argumentou Nelsinho Trad.


A realização do Café Tecnológico ficou a cargo da Unidade Especial de Criação e Inovação (UCI). O evento tem como meta principal congregar empresários e representantes do poder público que desenvolvam trabalhos na área tecnológica. Na ocasião, também foi apresentado o novo portal www.capital.ms.gov.br/inovacao que irá divulgar as ações realizadas e as notícias sobre o setor tecnológico.


Durante o evento, o Nelson Trad Filho manifestou sua expectativa de que o Café Tecnológico seja mantido pela próxima administração. “A responsabilidade de realizar o 1º café tecnológico é grande e acredito que seja um momento enriquecedor para o município e para o empresariado local, na troca de informações sobre inovação e tecnologia.”, analisou o chefe do Executivo Municipal.


De acordo com a diretora da UCI, Edna Antonelli a idéia é fazer com que o encontro se torne mensal, promovendo a aproximação do setor público e privado, além de ser uma forma de mostrar o que a Prefeitura de Campo Grande vem desenvolvendo no setor tecnológico para melhorar a vida da população.


“A administração municipal possui diversos projetos em funcionamento como o Georeferenciamento, Diogrande, Carta de Serviços de Saúde, Inova Campo Grande, Nota Fiscal Eletrônica. Estes e vários outros serviços buscam facilitar o acesso do cidadão aos serviços da Prefeitura. Então, queremos saber o que a iniciativa privada tem realizado, com intuito de trocar experiências”, detalhou.


Para o deputado federal Edson Giroto, a Unidade Especial de Criação e Inovação é motivo de orgulho para a prefeitura que tem investido cada vez mais em projetos que privilegiam a tecnologia da informação. “O mundo atual é o mundo da informação rápida e dinâmica e a equipe da UCI está mudando o perfil da nossa cidade ao investir em tecnologia no ambiente do poder público.


Com isso, a prefeitura estimula a iniciativa privada a desenvolver projetos ainda melhores e que irão contribuir ainda mais para o desenvolvimento da Capital”, analisou Giroto. O presidente do grupo Startup/MS, Guilherme Junqueira apresentou a trajetória da equipe. Iniciado em agosto de 2011, o projeto hoje contabiliza a participação de 42 microempresas e é responsável pela contratação de 128 profissionais, gerando uma receita anual de R$ 3 milhões.


“Nosso trabalho começou com uma idéia, porém nos reunimos e buscamos informações e pesquisamos para saber mais sobre o funcionamento de startups. Com a participação em eventos e trocando experiências, alcançamos em menos de um ano números expressivos na economia da Capital. E nosso objetivo é crescer cada vez mais”, destacou Junqueira.


Sobre Startup 


Cabe destacar que startup são empresas em fase embrionária, com estrutura pequena e flexível, mas com grande potencial de crescimento no segmento de tecnologias. Elas surgem de projetos desenvolvidos por estudantes, professores, técnicos e empreendedores que identificam oportunidades ou nichos específicos de negócios e, depois, são compradas por empresas maiores, que se beneficiam da inovação tecnológica.

Jornal Midiamax