O evento promete reunir botonistas de várias idades que tem em comum a paixão pelo futebol de botão

À primeira vista, o jogo de botão pode ser confundido com uma simples brincadeira de criança. Afinal, quem nunca brincou ou pelo menos conheceu os botões na infância? Pois aqueles garotos, que vibravam a cada gol marcado, jamais esqueceram a antiga paixão. Hoje, já bem crescidos, muitos deles ainda preservam seus gloriosos times de botão.

E o que antes era brincadeira, virou coisa séria. O futebol de mesa é um esporte reconhecido por decreto federal, e reúne milhares de praticantes em todo o país. Considerado uma modalidade de alto rendimento, assim como o xadrez e o tênis de mesa, o futebol de mesa cresce a cada dia em número de jogadores.

A organização do futebol de mesa é semelhante à do futebol, com uma entidade máxima, a confederação brasileira, e as federações estaduais. Clubes e associações voltadas ao esporte agregam os jogadores, que podem disputar campeonatos regionais e até nacionais – individual ou coletivamente. Grandes clubes do futebol brasileiro, como Corinthians, Flamengo, Palmeiras e Vasco, contam com departamentos exclusivos para o botonismo.

O futebol de mesa possui quatro variantes regionais, com regras próprias. São elas a Bola 12 Toques, Bola 3 Toques, Disco e Dadinho. As principais diferenças entre elas estão na bola utilizada e no número de toques (ou ‘passes’, como no futebol) permitidos para cada jogador.

A regra mais recente a ser homologada pela Confederação Brasileira de Futebol de Mesa é o dadinho. E é essa modalidade que reúne mais praticantes em Campo Grande. Todas as semanas, na sede do Círculo Militar, vários jogadores se reúnem para disputar partidas amistosas e até campeonatos, valendo medalhas e troféus!

Em dezembro do ano passado, Campo Grande sediou o primeiro campeonato estadual de futebol de mesa, modalidade dadinho. Ao todo, 24 pessoas se inscreveram para participar do evento. Para 2012, estão previstos quatro campeonatos ao longo do ano, além da criação de um ranking. O objetivo é atrair novos interessados em praticar o jogo, e fazer com que o esporte se desenvolva cada vez mais no estado.

Futebol de mesa é um esporte democrático, sem limites físicos ou de idade, e que alia a paixão do brasileiro pelo futebol à convivência entre amigos. Venha praticar você também!

Campo Grande não poderia ficar de fora por isso os amantes do futebol de botão podem participar do TORNEIO ABERTO DE FUTEBOL DE MESA que acontecerá no próximo sábado, 03 de março no Círculo Militar.  O evento marca o início das atividades do esporte em 2012.

Para participar, não há restrição de idade aos botonistas. As partidas serão disputadas na regra Dadinho, modalidade oficial reconhecida pela Confederação Brasileira de Futebol de Mesa. O caderno de regras pode ser consultado no blog do Futebol de Mesa em MS.

De acordo com o calendário de atividades, o Torneio Aberto é o primeiro dos quatro campeonatos previstos ao longo do ano. Haverá ainda a Liga Pantaneira, a Copa MS e o Campeonato Sul-Mato-Grossense.

O campeão do Torneio Aberto garante vaga ao Campeonato Sul-Mato-Grossense, que será realizado no fim do ano. Além disso, todos os jogadores inscritos no Aberto terão direito à pontuação no ranking estadual 2012.

A inscrição custa R$ 20,00, valor que será revertido à aquisição de mesas e cavaletes oficiais. Para confirmar a participação, basta entrar em contato pelos telefones 9217-7632 (Hélder) ou 9278-7194 (Rafael).

O Torneio Aberto de futebol de mesa é um evento que conta com apoio do Círculo Militar de Campo Grande.
 

Serviço
O Torneio Aberto de Futebol de Mesa  acontece no sábado (3) a partir das 8h30 no Círculo Militar de Campo Grande (avenida Afonso Pena, 107).
Contatos pelos telefones (67)9278.7194 e 9217.7632 com Rafael Domingos e Hélder Rafael.