O Fisco Digital – projeto ambicioso da Receita Federal que tem por objetivo combater a sonegação de impostos -, está implantando o Sistema Público de Escrituração Digital, o SPED. Trata-se de um preciso cruzamento de informações entre empresários e as Secretarias de Fazenda, que não deixa escapar erros, tornando a fiscalização cada vez mais eficiente. O resultado é claro: recorde de arrecadação em 2011. Isso se deve não ao aumento de alíquotas, mas, sim, no aumento da formalidade nas declarações e, principalmente, na conscientização das empresas.

O novo modelo está sendo colocado em prática gradativamente desde 2005, mas empresários, comerciantes e contadores ainda possuem muitas dúvidas. Por isso, a Alterdata, desenvolvedora de softwares para automação contábil, Nota Fiscal Eletrônica, entre outros, promove, gratuitamente, a palestra “Novo Mundo Fiscal – Brasil na Frente – SPED”, em Campo Grande, no dia 11 de novembro, às 13h30 horas, com o especialista Dante Barini Filho. O evento será realizado em parceria com o SESCON – Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do Estado do MS.

O palestrante vai abordar os aspectos legais, prazos e o uso da tecnologia para estar em conformidade com as exigências fiscais. “A legislação agora é muito rigorosa e o não cumprimento pode levar até a falência, já que pode comprometer o faturamento da empresa. O fisco está fechando as portas para as fraudes e erros podem ser fatais para o negócio”, alerta Barini, que já percorreu mais de 70 cidades brasileiras.

As inscrições devem ser feitas no link:

http://www.fenacondigital.org.br/inscricao/evento3.aspx?evento=208&idativa=18