Campo Grande está entre as oito capitais mais desenvolvidas do País, segundo Firjan

Campo Grande é a 8ª capital mais desenvolvida do Brasil, conforme ranking divulgado hoje (3) pela Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro). O cálculo leva em conta os pontos fundamentais para o desenvolvimento de um município: saúde, educação, emprego e renda. De acordo com a revista semanal Exame, a capital sul-mato-grossense […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Campo Grande é a 8ª capital mais desenvolvida do Brasil, conforme ranking divulgado hoje (3) pela Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro). O cálculo leva em conta os pontos fundamentais para o desenvolvimento de um município: saúde, educação, emprego e renda.

De acordo com a revista semanal Exame, a capital sul-mato-grossense tem IFDM (Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal) de 0,8578 e apresenta variação de -0,4% em relação a 2009. Com periodicidade anual, recorte municipal e abrangência nacional, o IFDM considera três áreas de desenvolvimento – Emprego & Renda, Educação e Saúde – e utiliza-se de estatísticas oficiais divulgadas pelos Ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.

A capital mais desenvolvida do país, conforme o IFDM, é Curitiba (PR) com 0,9024. São Paulo (SP) aparece na segunda colocação, com 0,8969, seguido por Vitória (ES), com 0,8927, Belo Horizonte (MG), 0,8756, e Florianópolis (SC), com 0,8737. A última colocação é de Manaus (AM) com 0,7043.

A pesquisa acompanha a evolução socioeconômica dos 5.565 municípios brasileiros e mostrou que 2.055 (36,9%) ascenderam à condição de desenvolvimento moderado a alto em dez anos. Entre as regiões que mais evoluíram está o Nordeste, onde 97,8% das cidades (1.748 municípios) apresentaram crescimento do IFDM e 67,6% (1.217) estão abaixo de 0,6 pontos, em nível de desenvolvimento baixo ou regular.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados