Começa na quarta-feira (13), mais uma etapa regional dos Jogos da Melhor Idade de Mato Grosso do Sul. Campo Grande participa do campeonato e integra a região norte. A competição inicia dia 13 (quarta-feira) em São Gabriel do Oeste. Noventa por cento dos atletas que compõem a seleção da capital participam dos projetos desenvolvidos pela Prefeitura Municipal de Campo Grande.

Os Jogos da Melhor Idade Estadual são divididos em duas fases, a regional e final. O estado é dividido em quatro regiões, na primeira fase disputam entre si apenas as cidades da mesma região. Os classificados em primeiro e segundo lugares de cada modalidade representam a cidade na fase final da competição. Nesta edição, Campo Grande, que participa da região norte, disputa os jogos com mais quatro cidades, Jaraguari, Costa Rica, Coxim e Rio Verde.

A delegação da capital conta com 35 atletas, a maioria deles, mais de 90%, participam de projetos desenvolvidos pela PMCG. Os treinamentos, de quase todas as modalidades, são no Centro de Convivência do Idoso Vovó Ziza. Neste ano, foram incluídas duas novas modalidades na competição, biribol e sinuca feminina; Campo Grande já tem seus representantes que vão estrear a modalidade.

Dona Maria Joana Martins é umas das representantes da sinuca feminina, participa dos projetos municipais para a terceira idade há 12 anos, mas só agora começou a praticar sinuca. Descobriu aos 80 anos mais uma habilidade. Até então, dona Maria Joana se dedicava a outros esportes inclusive já representou a capital em grandes competições no carteado, bozó e dominó.

Marcos Moisés e Tadão Espíndola são parceiros no biribol, vão usar algumas das técnicas aprendidas no voleibol para o esporte aquático que é novidade para os dois. “Faz três anos que jogo vôlei adaptado, já representei a cidade em competições estaduais agora pretendo usar essa experiência no biribol”, diz Tadão. Marcos José também é destaque no voleibol, há quatro anos pratica este esporte e já foi chamado para representar outros estados em competições da terceira idade.

Outro destaque da equipe é o Sr. Edson Santos, aos 70 anos, exibi com orgulho as várias medalhas que conquistou no esporte. Incentivado pela esposa que já participava dos projetos, Edson completa três anos de uma nova vida, agora regada de esporte e lazer. No Jogos da Melhor Idade vai defender Campo Grande no vôlei e na natação. Outro esportista versátil é Roque Flores, novo no grupo do Vovó Ziza, Roque, de 67 anos, é um dos escolhidos para a modalidade de malha e para o tênis de mesa. “Eu vou disputar duas modalidades, mas eu também jogo sinuca e fiquei em segundo lugar na Copa Sesc de natação este ano. Gosto de todo tipo de esporte”, conta Roque.

Quietinha e discreta, dona Sieniko Watanabe vira uma fera com a raquete e bolinha nas mãos. Aos 71 anos esbanja disposição. Com menos de um ano de participação, dona Sieniko foi escalada para o tênis de mesa, não negando as raízes orientais. “Meu corpo estava enferrujado, agora tenho facilidade para fazer tudo. Fiz amigos, colegas é muito gostoso esse convívio”, diz Sieniko.

A professora Maria Lúcia Alencar é quem coordena todos os atletas, ela deixa claro os objetivos na competição “nós temos condições de classificar nossos atletas para a final em todas as modalidades. Vamos para São Gabriel com esse objetivo”.

O presidentes da Funesp ressalta a importância em atender as necessidades da terceira idade “Esses senhores e senhoras trabalharam durante toda a vida, contribuíram e ainda contribui diariamente com seus impostos, eles têm mais do que o direito de ter uma ótima qualidade de vida, e esporte e lazer sào qualidade de vida. A administração municipal de Campo Grande se preocupa com isso, por meio da Funesp desenvolve projetos, oferece infraestrutura para que a terceira idade da nossa cidade realmente viva a melhor idade”.

A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Funesp apóia os competidores fornecendo o transporte para participarem das competições. A etapa final desta competição será em junho. Em setembro, a PMCG/Funesp organizam os Jogos Campo-Grandenses da melhor idade.