Parte do recurso será utilizado para instalar câmeras no centro da Capital, conforme determina emenda aprovada pelos vereadores

Os vereadores de Campo Grande aprovaram na sessão ordinária desta quinta-feira (14) a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), que dispõe sobre as normas para elaboração da Lei Orçamentária do município para o exercício financeiro de 2013. A expectativa é atingir orçamento de mais de R$ 2,6 bilhões, com crescimento de 5,5% em relação à este ano.

Foram apresentadas 34 emendas, mas apenas quatro foram incorporadas ao texto. De acordo com o vereador Herculano Borges (PSC), presidente da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento e também relator da LDO, as demais foram rejeitadas por estarem “prejudicadas”.

Uma das emendas prevê o videomonitoramento em Campo Grande. A proposta é dos vereadores Mário César (PMDB), Marcos Alex (PT), Paulo Siufi (PMDB), Carlão (PSB) e Vanderlei Cabeludo (PMDB).

Outras sugestões, ambas de autoria de Mário César, tratam da contenção de enchentes no município e da sequência nos estudos de implementação do Plano de Cargos e Remuneração do Funcionalismo Público.

Menos cimento e mais fomento

Recordista na apresentação de emendas com 23 propostas, a vereadora Thais Helena (PT) foi a única a manifestar-se contrária ao projeto. “Primeiro, porque nenhuma emenda minha foi incorporada ao texto”, explicou.

Também a levou a votar contra a LDO o fato de não observar nenhuma evolução com cunho social. “Não vejo atenção ao social, defendo um olhar mais profundo para o cidadão, à qualidade de vida das pessoas”, ressaltou Thais Helena.

Para ela, o orçamento segue focado em obras, sem “resolver problemas sérios nos setores de saúde e trânsito”. “Não vejo nada tratando de prevenção, está na hora de a administração focar menos no cimento e mais no fomento”, concluiu. Agora, a LDO segue para sanção do prefeito Nelsinho Trad (PMDB).