O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS), a Agência Municipal de Trânsito (Agetran) e a Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (Ciptran) prosseguem com o programa “Pedestre, eu cuido!”. Nesta nova fase, as campanhas serão voltadas para orientação ao pedestre.
 
A campanha será realizada todos os sábados antes do Carnaval, usando uma abordagem lúdica, com participação de bonecos, para atingir também as crianças. “Nós sabemos que as crianças são nossos parceiros na hora de fiscalizar os pais”, comenta a diretora de Habilitação e Educação de Trânsito, Elizabeth Félix.
 
Os pontos da campanha aos sábados são: Ruas Dom Aquino e Barão do Rio Branco, próximo ao Belmar; Ruas 15 de novembro e 7 de setembro, próximo ao Mercadão; Avenida Afonso Pena, em frente ao Paço Municipal; Avenida Zahran, em frente ao Comper e em frente a Caixa Econômica Federal. 
 
A principal orientação ao pedestre é ter cuidado ao fazer a travessia. Ele deve fazer sinal ao motorista, esticando o braço. “O pedestre deve fazer contato visual com o motorista, ter certeza que será visto, antes de fazer a travessia, para garantir a sua própria segurança”, explica Elizabeth Félix.
 
Pedestre, eu cuido!
 
Desde o início do programa de conscientização para o respeito à faixa de pedestre, mais de 200 mil pessoas foram abordadas. A campanha foi realizada nas ruas de Campo Grande, nas empresas de transporte público, nas instituições religiosas e na televisão.
 
Junto à campanha de conscientização, a fiscalização nas ruas notificou 440 condutores que não respeitaram os pedestres. “A fiscalização é uma ação conjunta e permanente, como as ações educativas. Com essas duas frentes nós pretendemos alcançar o resultado de um trânsito mais cidadão em nossa cidade”, afirma Elizabeth Félix.
 
Nas sete vias onde foram realizadas as ações educativas, o número de acidentes diminuiu. Em novembro de 2010 foram registrados 130 acidentes, passando para 101, no mesmo mês de 2011. Em dezembro de 2010 foram 112, caindo para 73  em dezembro de 2011. Os últimos três meses de 2011 registraram 299 acidentes nas ruas onde foi realizada a campanha, 22% menos que os 385 acidentes registrados no mesmo período de 2010.
 
A rua com maior queda no número de acidentes foi a Avenida Eduardo Elias Zahran, que contou com três pontos de campanha. Em outubro foram 18 acidentes, em novembro 15 e em dezembro 11, totalizando 44 acidentes, 33% menos que os 66 acidentes registrados no mesmo período do ano anterior. “Um dos grandes objetivos da campanha é fazer o condutor reduzir a velocidade e parar na faixa dando preferência ao pedestre, com segurança. Com esses dados, nós percebemos que a velocidade dos veículos vem reduzindo. A queda do número de acidentes mostra que o motorista está mais cauteloso”, explica Elizabeth Félix.
 
A campanha é realizada em parceria com as entidades que compõem o Gabinete de Gestão Integrada de Trânsito (GGIT), CETRAN, Polícia do , Rotary Clube, Águas Guariroba, Centros de Formação de Condutores (CFC’s), Brasileiro de Condutores (CBC) e Secretaria Municipal de Educação.