Câmara Técnica de Antirretrovirais agilizará autorização para uso de medicamentos

O Diário Oficial do Estado publicou nesta semana a resolução nº 04 da Secretaria de Estado de Saúde (SES), que institui a criação da Câmara Técnica de Antirretrovirais de Mato Grosso do Sul. De acordo com a SES, a Câmara tem como principal objetivo a descentralização da autorização do uso de antirretrovirais, tornando mais rápida […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O Diário Oficial do Estado publicou nesta semana a resolução nº 04 da Secretaria de Estado de Saúde (SES), que institui a criação da Câmara Técnica de Antirretrovirais de Mato Grosso do Sul.

De acordo com a SES, a Câmara tem como principal objetivo a descentralização da autorização do uso de antirretrovirais, tornando mais rápida a liberação dos medicamentos indicados para os pacientes com Aids em tratamento e também Hepatites Virais. “A criação da Câmara Técnica representa um grande avanço no atendimento à saúde em Mato Grosso do Sul.

Antes, os pacientes com AIDS solicitavam a medicação específica para o tratamento através do preenchimento de um formulário que era encaminhado para Brasília para a sua liberação, porém, era um procedimento muito demorado, fazendo com que o paciente aguardasse o trâmite da documentação para ter acesso aos medicamentos.

Com a nova resolução, a análise do formulário ficará à cargo da Câmara, agilizando a liberação dos medicamentos”, explicou a Diretora Geral de Vigilância em Saúde, Bernadete Gomes Lewandowsli.

 A Câmara Técnica de Antirretrovirais será constituída por três médicos infectologistas e um sanitarista, sendo coordenada em Campo Grande. Serão competências da Câmara: realizar a análise das solicitações dos ARV (Darunavir, Enfuvirtida e Raltegravir) para pacientes com AIDS em tratamento; realizar a análise das solicitações dos ARV (Fosamprenavir, Tipranavir e Darunavir), para crianças e adolescentes até 18 anos incompletos; autorizar o uso destes medicamentos de acordo com as recomendações vigentes, emanadas do Departamento Nacional de DST/AIDS e Hepatites Virais e elaborar fluxos para atendimento às demandas.

A resolução nº 04, que institui a criação da Câmara Técnica Antirretrovirais está publicada na página 5 do Diário Oficial do Estado do dia 26 de janeiro (clique aqui para acessar).

Conteúdos relacionados