Os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande realizam nesta quarta-feira (5), às 9 horas, a última Sessão Especial do Parlamento Jovem 2012.

Na ocasião, as 11 crianças que compõem o Parlamento Jovem apresentarão suas últimas indicações solicitando melhorias para a cidade e todas terão direito ao uso da Tribuna para seu pronunciamento.

A proposta tem dentre seus objetivos incentivar a participação da juventude nas deliberações ocorridas no Legislativo Municipal.

O Parlamento Jovem foi criado por meio da Resolução nº 1.119, de 16 de dezembro de 2010, de autoria dos vereadores Dr. Jamal e Paulo Siufi, e teve início em 2011. Desde então, diversas propostas apresentadas pelo Parlamento Jovem se transformaram em Projetos assinados pelos 21 vereadores da Casa de Leis e após serem aprovados em Plenário, hoje já são leis em pleno vigor na Capital.

Como a Lei nº 5.055/12, que autoriza a implantação do Disque-Queimadas, linha telefônica que recebe denúncias de queimadas. Assim como a Lei nº 5.117/12, que autoriza o Poder Executivo a instalar banheiros químicos nas praças localizadas no município de Campo Grande. E a Lei Municipal nº 5.063/12, que autoriza o Poder Executivo a implantar câmeras de segurança nas escolas da rede municipal de ensino.

Ainda está em tramitação na Casa de Leis dois Projetos de autoria dos vereadores mirins, os quais devem ser votados antes do recesso parlamentar que tem início no dia 22 de dezembro. São eles: o Projeto de Lei nº 7.240/12, que acrescenta dispositivo à Lei Municipal n. 4.854, de 10 de junho de 2010 (dispõe sobre a inclusão de medidas de conscientização, prevenção e combate ao bullying escolar no projeto pedagógico elaborado pelas escolas municipais de Campo Grande, e dá outras providências).

E o Projeto de Lei nº 7.299/12, que autoriza o Poder Executivo a criar o Programa que dispõe sobre a campanha permanente de orientação para o consumo de alimentos saudáveis.

Em 2013 novos vereadores mirins serão eleitos nas escolas e um novo Parlamento Jovem será criado para atuar na 9ª Legislatura (2013-2016).

Serviço – O Parlamento Jovem, constituído por estudantes da 5ª a 9º Série do ensino fundamental e do 1º ao 3º ano do ensino médio, devidamente matriculados, em idade entre 9 a 18 anos,tem por finalidade possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara Municipal, com diplomação e exercício de mandato.