Geral

Câmara aprova projeto que garante imunização gratuita contra o vírus do HPV em MS

Foi aprovado em uma segunda votação realizada esta semana, o projeto de Lei do deputado estadual Marquinhos Trad (PMDB-MS) que concede a disponibilização gratuita pela rede estadual de saúde da vacina que previne contra o HPV, o principal causa do Câncer de Colo de Útero. Apesar de contar com o apoio unânime dos demais deputados […]

Arquivo Publicado em 14/06/2012, às 19h34

None

Foi aprovado em uma segunda votação realizada esta semana, o projeto de Lei do deputado estadual Marquinhos Trad (PMDB-MS) que concede a disponibilização gratuita pela rede estadual de saúde da vacina que previne contra o HPV, o principal causa do Câncer de Colo de Útero.


Apesar de contar com o apoio unânime dos demais deputados da Assembléia Legislativa, o projeto ainda deve passar pelas mãos do governador do estado, André Puccinelli. Caso ele vete, o projeto voltará para uma nova votação em plenário.  Ainda assim, Marquinhos Trad considerou uma vitória a aprovação pelos demais parlamentares, e está confiante na aprovação. “Acredito na importância deste projeto e nos benefícios que ele irá trazer para nossa população. O Mato Grosso do Sul tem o 2º índice mais alto da doença no país. E os gastos com o tratamento do Câncer de Colo de Útero pelo sistema público de saúde, superam os custos com a prevenção. Não tenho dúvidas de que este é um grande passo na promoção da saúde pelo nosso estado”.


Segundo o INCA (Insituto Nacional do Câncer) o Cancer de Colo de Útero é o segundo tumor mais frequente na população feminina, atrás apenas do câncer de mama, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Por ano ele apresenta 18.430 novos casos, sendo que destes, 4.800 vítimas vão a óbito. No nosso estado cerca de 300 mulheres morrem todos os anos em decorrência da doença, e a prevenção através da imunização pode mudar estas estatísticas.

Jornal Midiamax