Como parte da programação de Recepção aos Calouros 2012 da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), o projeto de extensão Cineclube UFGD apresentou o filme “Acorda Raimundo… Acorda!”, em referência do Dia Internacional da Mulher, aos mais de 650 alunos e professores da atividade de recepção nesta quarta-feira (07).

O filme traz uma inversão dos papéis masculinos e femininos. O homem cuida da casa, das crianças, da roupa e da comida e a mulher trabalha em uma mecânica e chega tarde da noite em casa e bêbada, porque estava no bar com as amigas.

As situações tem certa dose de humor e provocam a reflexão sobre diversas questões da relação entre homem e mulher que muitas vezes são consideradas “naturais”, mas são “sociais” e podem resultar em violência doméstica.

As sessões foram às 9h e às 19h30, no auditório da Unidade II, antecedendo a palestra do Detran/Agetran sobre o “Jovem no Trânsito”. A programação de Recepção aos Calouros é uma promoção da UFGD por meio da COAE (Coordenadoria de Ações Comunitárias e Assuntos Estudantis) e PROEX (Pró-Reitoria de Extensão e Cultura).

Os eventos começaram no dia 06 de março, e seguem até dia 15. Nesta quinta-feira (08) teve o plantio de mudas, que posteriormente receberão nomes de mulheres que contribuíram para o progresso da Ciência.