Geral

Busca por cartão do SUS lota Central de Atendimento da Sesau

Na manhã desta quarta-feira (7) a Central de Atendimento da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) estava lotada por usuários do SUS (Sistema Único de Saúde). Eles procuravam na Central fazer o cartão do SUS. A fila era grande, e os pacientes reclamavam da falta de espaço e demora no atendimento. A lotação se dá porque […]

Arquivo Publicado em 07/03/2012, às 14h38

None
1960461110.jpg

Na manhã desta quarta-feira (7) a Central de Atendimento da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) estava lotada por usuários do SUS (Sistema Único de Saúde). Eles procuravam na Central fazer o cartão do SUS. A fila era grande, e os pacientes reclamavam da falta de espaço e demora no atendimento.


A lotação se dá porque desde o dia 1° de março o registro do número do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) passou a ser obrigatório para procedimentos ambulatoriais e hospitalares. Com isso, usuários que ainda não tinham o cartão correm para fazer o seu.


João Santíssimo de Paula, 64 anos, pintor, disse que chegou ao local às 9h e até as 10h permanecia na fila. “Cheguei às 9h, já são 10h e ainda nem senha peguei”, reclamou.


Já Ana Maria El Daher, 62 anos, funcionária pública aposentada, disse que pelo movimento que está no local não havia demora. “Pelo tanto de gente que tem aqui o atendimento está normal. Levei apenas 1 hora para conseguir ser atendida”, ressaltou.


Outra reclamação dos usuários na fila é que não havia ninguém fazendo uma triagem de quem estaria com toda a documentação necessária. Segundo eles, isso agilizaria o atendimento.


No local havia cerca de 10 funcionários atendendo os usuários.


Sesau


A assessoria de imprensa da Sesau informou que não havia ninguém verificando os documentos nas filas porque eles entendem que a pessoa vá para o local munido da documentação necessária. Ainda segundo a assessoria, a documentação exigida foi amplamente divulgada pela Secretaria e pela mídia.


Como forma de ampliar e melhorar o atendimento, Disney Simone Viana, 40 anos, gerente técnica da Central de Atendimento, informou que a Secretaria já está estudando um novo local para atendimento deste serviço.


Segundo Simone, já está sendo estudado o local (Paço Municipal) e o aumento de efetivo para atender a demanda. Ela informou que a partir do dia 15 deste mês a Secretaria começa a organizar o espaço e até abril estarão funcionando. Não há uma data precisa de abertura.


A gerente ainda informou que os plantões dos sábados foram retomados na Central, das 7h as 12h. Segundo ela o plantão havia sido extinto por falta de procura dos usuários.


Ela explicou também que a Central tem 13 funcionários trabalhando em dois turnos.


Como fazer?


Para fazer o cartão SUS é necessário ter em mãos a carteira de identidade ou a certidão de nascimento ou ainda a de casamento e comprovante de endereço.


Menores de idade precisam apresentar a certidão de nascimento, comprovante de endereço e o documento de identidade da mãe.


Em Campo Grande o cartão é confeccionado na sede da Sesau, rua Bahia, 280, quase esquina com Afonso Pena. O cartão sai na hora. Mais informações ligue 3314-3004.

Jornal Midiamax