Busca de Bento 16 para ganhar católicos rebeldes atinge impasse
A tentativa do papa Bento 16 de trazer católicos tradicionalistas rebeldes de volta à congregação romana, uma tarefa ampla e que dividiu católicos e às vezes constrangeu o pontífice, parece ter chegado a um beco sem saída e com poucas chances de uma solução. Dois líderes da Fraternidade Sacerdotal de São Pio 10 (FSSPX), que […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A tentativa do papa Bento 16 de trazer católicos tradicionalistas rebeldes de volta à congregação romana, uma tarefa ampla e que dividiu católicos e às vezes constrangeu o pontífice, parece ter chegado a um beco sem saída e com poucas chances de uma solução.
Dois líderes da Fraternidade Sacerdotal de São Pio 10 (FSSPX), que se separou após rejeitar reformas no Segundo Conselho do Vaticano entre 1962 e 1965, recentemente rejeitaram as condições para sua reabilitação depois de uma série de contatos com Bento 16 após a eleição do papa, em 2005.
O bispo-chefe da fraternidade, Bernard Fellay, cujas autoridades da Igreja esperam que mande uma resposta oficial para Roma em breve, ainda não indicou a posição final do grupo, mas ela não deve ser positiva.
Uma rejeição formal do grupo seria um revés para Bento 16, cuja decisão de retirar a excomunhão sobre seus quatro bispos em 2009 teve efeito contrário quando foi divulgado que um deles era um notório negador do Holocausto, e o Vaticano nem sequer sabia disso.
“A FSSPX estabeleceu condições que são simplesmente inaceitáveis para o papa”, afirmou à Reuters Nicolas Seneze, um especialista francês sobre a fraternidade. “As conversas estão de volta ao patamar zero.”
A FSSPX, baseada na Suíça, se desligou de Roma em 1988, em protesto contra as reformas dos anos 1960, que trocaram o latim pelas línguas locais nas missas, buscaram a reconciliação com os judeus e admitiram que outras religiões também podem levar fiéis para o caminho da salvação.
Bento 16, que à época era a principal autoridade doutrinária do Vaticano, não conseguiu convencer o Arcebispo Marcel Lefebvre, fundador da FSSPX, a não nomear quatro bispos, o que significa que a fraternidade continuava a operar fora do controle do Vaticano.
CONCESSÕES NÃO CORRESPONDIDAS
Desde sua eleição como papa, Bento 16 se encontrou com Fellay, promoveu as missas em Latim que a FSSPX tanto preza e retirou excomunhões impostas sobre Lefebvre e os quatro bispos quando eles afrontaram o papa João Paulo e continuaram com as nomeações não autorizadas.
A decisão de Bento 16 em 2007 de permitir um uso maior da antiga Missa em Latim teve reações mistas entre os católicos. Uma minoria a viu com bons olhos, mas muitos acharam que retomar os rituais do século 16 era uma decisão retrógrada.
Dois anos depois, ele causou ainda mais críticas de católicos, judeus e políticos alemães ao retirar as excomunhões, colocando o bispo Richard Williamson, que nega a existência do Holocausto, de volta à Igreja. Em 2010, o Vaticano lançou discussões teológicas internas com os rebeldes para obter um acordo que iria tornar a FSSPX uma “prelatura pessoal”, ou instituição autônoma na Igreja, similar ao grupo conservador Opus Dei.
Bento 16 insiste que eles declarem o Conselho do Vaticano e a doutrina da Igreja como ensinamentos católicos válidos. Mas negá-los consiste em um dos princípios do FSSPX.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Programa de conservação de áreas verdes em Campo Grande é implementado
Criação de parcerias para serviços inerentes à manutenção e conservação de parques
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.