Os atletas da delegação olímpica do Brasil foram muito aplaudidos e esbanjaram alegria no Estádio Olímpico de Londres, nesta sexta-feira, no tradicional desfile dos atletas que participam das Olimpíadas.

O primeiro brasileiro a pisar na pista de atletismo foi o cavaleiro Rodrigo Pessoa, campeão olímpico em Atenas-2004 e porta-bandeira da delegação.

Quando o nome do Brasil foi citado pelos locutores do estádio, o público ovacionou os atletas que representam o país que sediará a próxima edição dos Jogos, no Rio de Janeiro-2016.

O astro da seleção masculina de vôlei Giba, campeão olímpico em Atenas-2004, não parava de tirar fotos para registrar o momento, enquanto outros atletas brincavam com o público e faziam caretas na frente das câmeras de televisão.

Até os dirigentes se soltaram. Marcus Vinícius Freire, diretor executivo do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), e medalhista de prata com a equipe de vôlei durante os Jogos de Los Angeles-1984, batia no peito com a mão como se estivesse querendo transmitir energias positivas aos atletas.

Mais contidos, os integrantes da dupla de vôlei de praia Alison e Emanuel pareciam visivelmente emocionados. Emanuel, de 39 anos, ganhador da medalha de ouro em Atenas-2004, disputa sua quinta Olimpíada enquanto o jovem Alison, de 26, é estreante nos Jogos.

Na hora que a delegação brasileira entrou no estádio, o telão mostrou a presidente Dilma Roussef, única chefe de estado da América do Sul a comparecer na abertura.

Como de costume, o primeiro país a desfilar no Estádio Olímpico foi a Grécia, em homenagem aos Jogos da antiguidade, e o Brasil entrou em 27º, seguindo a ordem alfabética, depois de Bostuana e antes das Ilhas Virgens britânicas.

Os brasileiros entraram com um elegante blazer azul, camisa branca e uma echarpe de malha de algodão com listras azuis e amarelas.

Os homens usaram uma calça verde ou amarela enquanto as mulheres vestiram uma elegante saia lápis nessas mesmas cores.

O traje foi criado pelo departamento cultural do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e desenvolvido com a consultoria da designer de moda Eliza Conde.

Apenas 120 dos 259 atletas da delegação brasileira participaram do desfile, já que os outros optaram por descansar por terem provas marcadas para os próximos dias.

Estiveram presentes representantes do atletismo, basquete masculino, boxe, ciclismo, esgrima, hipismo, levantamento de peso, remo, saltos ornamentais, tênis, tiro esportivo, vôlei masculino e vôlei de praia.

Depois do desfile das delegações, outra brasileira foi o centro das atenções: a ex-senadora Marina Silva, candidata às últimas eleições presidenciais, que foi homenageada pela sua luta por causas ambientais.

Ela entrou no estádio olímpico com uma bandeira ao lado de outras oito personalidades que representam os valores olímpicos, como o secretário-geral das Nações Unidas, Ban-Ki-Moon ou o ex-pugilista americano Mohammad Ali.

Pouco antes da cerimônia, o porta-bandeira Rodrigo Pessoa declarou à AFP que estava “emocionado e honrado” por ter sido escolhido para representar o Brasil.

“É um momento muito emocionante e muito importante para mim. Vou desempenhar com muito orgulho esta função para a qual fui escolhido”, disse o cavaleiro.

“Estou muito honrado por ter sido escolhido entre os 259 atletas brasileiros que vão participar destes Jogos para carregar a bandeira do nosso país, vejo isso como o reconhecimento de um trabalho de muitos anos”, completou.