Geral

Brasileiro ocupará cargo de alto representante do Mercosul

O brasileiro Ivan Ramalho foi nomeado como o alto representante do Mercosul, cargo antes ocupado por Samuel Pinheiro Guimarães, também brasileiro. A decisão foi feita em uma reunião dos chanceleres do bloco nesta segunda, em Brasília. Guimarães renunciou ao seu cargo na véspera da última cúpula realizada pelo Mercosul em Mendoza, na Argentina, no dia […]

Arquivo Publicado em 30/07/2012, às 23h26

None

O brasileiro Ivan Ramalho foi nomeado como o alto representante do Mercosul, cargo antes ocupado por Samuel Pinheiro Guimarães, também brasileiro. A decisão foi feita em uma reunião dos chanceleres do bloco nesta segunda, em Brasília.


Guimarães renunciou ao seu cargo na véspera da última cúpula realizada pelo Mercosul em Mendoza, na Argentina, no dia 29 de junho. O posto estava vago desde então.


A nomeação de Ramalho foi aprovada pelos ministros de Relações Exteriores da Argentina, Héctor Timerman, do Brasil, Antonio Patriota, e do Uruguai, Héctor Almagro. A reunião também foi assistida pelo chanceler venezuelano, Nicolás Maduro.


Ramalho foi secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior no Brasil. Enquanto ocupava o cargo, participou ativamente de diversas negociações no bloco, sobretudo daquelas ligadas a iniciativas de maior integração das cadeias produtivas dos países membros.


Segundo um comunicado liberado após a reunião dos chanceleres, Ramalho completará o tempo de mandato de Guimarães, que termina no ano que vem.


O encontro dos ministros acontece um dia antes de uma cúpula extraordinária do Mercosul, em que a Venezuela será acolhida formalmente como país membro.


Jornal Midiamax