O brasileiro Ivan Ramalho foi nomeado como o alto representante do Mercosul, cargo antes ocupado por Samuel Pinheiro Guimarães, também brasileiro. A decisão foi feita em uma reunião dos chanceleres do bloco nesta segunda, em .

Guimarães renunciou ao seu cargo na véspera da última cúpula realizada pelo Mercosul em Mendoza, na Argentina, no dia 29 de junho. O posto estava vago desde então.

A nomeação de Ramalho foi aprovada pelos ministros de Relações Exteriores da Argentina, Héctor Timerman, do Brasil, Antonio Patriota, e do Uruguai, Héctor Almagro. A reunião também foi assistida pelo chanceler venezuelano, Nicolás Maduro.

Ramalho foi secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, e Comércio Exterior no Brasil. Enquanto ocupava o cargo, participou ativamente de diversas negociações no bloco, sobretudo daquelas ligadas a iniciativas de maior integração das cadeias produtivas dos países membros.

Segundo um comunicado liberado após a reunião dos chanceleres, Ramalho completará o tempo de mandato de Guimarães, que termina no ano que vem.

O encontro dos ministros acontece um dia antes de uma cúpula extraordinária do Mercosul, em que a Venezuela será acolhida formalmente como país membro.