Geral

Brasil e Peru assinam acordo para colaboração no setor de defesa

Brasil e Peru anunciaram nesta segunda-feira a criação de um grupo de trabalho binacional para colaboração na aquisição de equipamento de defesa e na transferência de tecnologia bélica, informaram fontes oficiais. O acordo foi assinado em reunião em Brasília entre os ministros da Defesa do Brasil, Celso Amorim, e do Peru, Pedro Cateriano Bellido. O […]

Arquivo Publicado em 18/12/2012, às 01h22

None

Brasil e Peru anunciaram nesta segunda-feira a criação de um grupo de trabalho binacional para colaboração na aquisição de equipamento de defesa e na transferência de tecnologia bélica, informaram fontes oficiais. O acordo foi assinado em reunião em Brasília entre os ministros da Defesa do Brasil, Celso Amorim, e do Peru, Pedro Cateriano Bellido.

O grupo de trabalho abordará principalmente a proteção da floresta amazônica, que se estende por toda a fronteira comum de ambos os países, segundo um comunicado do Ministério de Defesa do Brasil. Cateriano convidou o governo brasileiro a conhecer as instalações da empresa peruana Serviços Industriais da Marinha (SIMA), que fabrica embarcações fluviais petrolíferas, e que tem interesse em fazer negócios com a Petrobras.

O ministro peruano também manifestou interesse nos aviões de alarme aéreo antecipado (AEW) usados pela Força Aérea Brasileira na vigilância da Amazônia. Por sua parte, Amorim expressou o interesse do Brasil na colaboração na indústria de defesa, especialmente em projetos como o desenvolvimento de veículos aéreos não tripulados e um avião de treinamento.

O Ministério da Defesa também mostrou interesse em colaborar na área naval, no desenvolvimento de navios patrulha fluviais e nos blindados Guarani, fabricados pela Fiat no Brasil.

Jornal Midiamax