Brasil é o país que mais gasta com defesa na América do Sul, diz relatório
O primeiro relatório da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) com os dados oficiais de toda a região, distribuído nesta sexta-feira, revelou que os gastos com defesa do Brasil entre 2006 e 2010 representou 43,7% entre os países da região O estudo, que contém dados da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O primeiro relatório da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) com os dados oficiais de toda a região, distribuído nesta sexta-feira, revelou que os gastos com defesa do Brasil entre 2006 e 2010 representou 43,7% entre os países da região
O estudo, que contém dados da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela, membros da Unasul, mostrou que em 2010 a região dedicou a defesa US$ 33,2 bilhões, frente aos 17,67 bilhões de 2006. No entanto, a percentagem com relação ao PIB se manteve estável devido ao crescimento econômico na América do Sul.
De forma acumulada, nesse período os doze países gastaram US$ 126,1 bilhões de dólares para esse fim, 43,7% dos quais correspondeu ao Brasil, com cerca de 55 bilhões, seguido da Colômbia com 17% e Venezuela com 10,7%. No entanto, em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), Equador e Colômbia são os países que mais gastam em defesa na América do Sul.
Em 2010, o Equador dedicou 2,74% de seu PIB às forças armadas, contra 1,89% da Colômbia. O ministro da Defesa equatoriano, Miguel Carvajal, disse em comunicado que a despesa de seu país se destina à manutenção de pessoal e investimentos para recuperar a capacidade operacional, além do trabalho na fronteira
Quase 60% das despesas nesses cinco anos foi reservada para o pagamento de pessoal, enquanto o restante foi empregado em operações e manutenção, investimentos e pesquisa, nessa ordem. Além disso, o relatório revela que na América do Sul há quase três soldados por cada mil habitantes, número que se manteve estável desde 2006.
O Centro de Estudos Estratégicos de Defesa da Unasul recopilou os dados e apresentou seu relatório preliminar em Quito. O órgão, estabelecido há um ano em Buenos Aires, conclui que nesse período não há mudanças significativos, “nem elementos que permitam estabelecer uma tendência armamentista ou reflitam uma militarização da região”.
Essa foi a primeira vez que os 12 Governos sul-americanos revelaram uns aos outros quanto gastam em defesa, uma medida com a qual pretendem fortalecer a confiança mútua e evitar conflitos.
A divulgação em comum dos dados é resultado do trabalho de três anos de um grupo de trabalho composto por Chile, Equador e Peru, que estabeleceu uma metodologia comum para a medição da despesa militar.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Menino fica preso em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
- Lula ficará com dreno na cabeça e na UTI do Sírio Libanês após cirurgia de emergência
Últimas Notícias
VÍDEO: Entenda o que é a craniotomia, procedimento feito em Lula após hematoma
Procedimento de craniotomia é feito para aliviar pressão no cérebro, causada por hemorragia
Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
Neste ano, 11,7 mil cartinhas foram inscritas na campanha que encerra nesta sexta-feira (13)
MPMS recebe denúncia de candidaturas fictícias de mulheres no PSDB em Aquidauana
Candidatas não receberam verbas do Fundo Eleitoral e tiveram poucos votos
Governo antecipa calendário de dezembro e Bolsa Família é pago entre os dias 10 e 23
Confira o calendário de dezembro, antecipado por causa do Natal
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.