Brasil e Bolívia assinam acordo de cooperação em segurança pública

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, fechou um acordo de cooperação com a Bolívia nas áreas de repressão ao tráfico de drogas, formação policial, operações conjuntas de inteligência, fortalecimento das relações de fronteira e combate à lavagem de dinheiro. Cardozo recebeu nesta segunda-feira o ministro de Governo da Bolívia, Carlos Romero, que aproveitou a […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, fechou um acordo de cooperação com a Bolívia nas áreas de repressão ao tráfico de drogas, formação policial, operações conjuntas de inteligência, fortalecimento das relações de fronteira e combate à lavagem de dinheiro.

Cardozo recebeu nesta segunda-feira o ministro de Governo da Bolívia, Carlos Romero, que aproveitou a vinda ao país para conhecer a estrutura da Polícia Federal e do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta).

“Estive diversas vezes em La Paz e temos desenvolvido iniciativas importantes. Em primeiro lugar há interesse do governo boliviano na área de perícia. Também podemos compartilhar nossa tecnologia de aviões não tripulados para fotografar áreas específicas do território boliviano para evitar plantações de drogas”, disse Cardozo.

“Temos um grande reconhecimento do Estado brasileiro e formamos uma agenda de luta contra o narcotráfico. As extensas áreas de fronteira dificultam o combate ao tráfico. Por isso a troca de informações e ações conjuntas são muito importantes”, disse Romero.

O Brasil, a Bolívia e o Peru assinaram acordo em novembro para implementar ações conjuntas para reduzir a oferta de drogas. “As fronteiras entre Brasil, Bolívia e Peru exigem que os três governos façam vistoria para combater o narcotráfico. Há um firme propósito dos três países para enfrentar esse problema”, disse Cardozo.

Conteúdos relacionados