BR-359 recebe aporte milionário articulado por Giroto e já custa cerca de R$ 272 milhões
O Ministério dos Transportes autorizou o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes) a liberar mais R$ 22,493 milhões para finalização das obras da BR-359, no trecho que liga Coxim ao Estado de Goiás. A liberação do recurso foi feita na tarde desta quarta-feira (30), por meio de articulação do deputado federal Edson Giroto (PMDB). […]
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O Ministério dos Transportes autorizou o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes) a liberar mais R$ 22,493 milhões para finalização das obras da BR-359, no trecho que liga Coxim ao Estado de Goiás. A liberação do recurso foi feita na tarde desta quarta-feira (30), por meio de articulação do deputado federal Edson Giroto (PMDB). As obras de pavimentação desse trecho já consumiram dos cofres públicos Federais mais de R$ 249,6 milhões que somados ao novo investimento chegam a R$ 272 milhões.
As obras da BR-359 foram iniciadas em agosto de 2009 e deveriam ter sido finalizadas em abril de 2011. A BR foi dividida em 5 lotes, sendo 2 no trecho que liga Coxim a Alcinópolis e 3 no trecho que liga Alcinópolis ao trevo de Mineiros, em Goiás. Deste que foi dividido em 3, falta concluir apenas o lote 3, que é de responsabilidade da CGR e tem 28,4 km. Contudo, a informação de moradores locais é de que dos poucos mais de 28 km, faltam apenas cinco mil metros para a finalização.
Entretanto, o deputado argumenta em comunicado que “com este recurso será possível terminar a construção e pavimentação da BR-359, entre o trevo da BR-163, em Coxim, e a Divisa com o Estado de Goiás, que ao todo tem a extensão de 223 quilômetros”.
Segundo nota encaminhada pela assessoria de Giroto, o deputado esteve pessoalmente no Ministério enfatizando que o Governo do Estado precisa do dinheiro para terminar a obra. Com isso o pessoal da área técnica liberou o valor que será pago por meio de três ordens bancárias, sendo a primeira no valor de R$ 12,8 milhões, outra de R$ 2,7 milhões e a última de R$ 6,8 milhões.
A nota diz ainda que o governador André Puccinelli (PMDB) tem participado das audiências com ministros para assegurar o dinheiro, desde o início do segundo semestre, sendo a última com o ministro dos Transportes, Paulo Passos.
A construção da BR-359 foi enquadrada no Fiscobrás 2009
A construção da BR-359 apresentou vários problemas desde o início das obras. Um dos engenheiros da Agesul(Agência Estadual de Gestão e Empreendimentos), responsável pela fiscalização e autorização dos pagamentos, Hélio Komiyama, foi punido com multa pelo TCU (Tribunal de Contas da União), que declarou a sua inegibilidade, caso viesse a ser candidato. Hoje, Komiyama dirige a Agesul. A obra foi enquadrada no Fiscobrás 2009 por sobrepreço e falta de fiscalização.
A principal empreiteira da construção da BR-359 foi a CGR, que recebeu aditivos de R$ 23 milhões. Além disso, no final de 2011 a CGR entrou em recuperação judicial, mesmo com carteira milionária de clientes e colocou centenas de trabalhadores na rua.
Quando quebrou, a CGR abandonou um dos seus dois trechos, que só agora está em fase de finalização. Com isso, a BR-359 ainda não pode ser inaugurada, embora a data prevista fosse abril de 2011.
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