O Botafogo visita o Internacional neste sábado, às 18h30 (de Brasília), no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS), em confronto válido pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. O Glorioso vem de duas derrotas consecutivas por 3 a 2, para Cruzeiro e Náutico, e, com seis pontos, aparece na sexta colocação, buscando a reação para retornar à zona de classificação para a Copa Libertadores, em que se encontra o quarto colocado Colorado, que soma oito pontos e vem de empate sem gols com o Fluminense.

Oswaldo de Oliveira, técnico do Botafogo, conversou com seus jogadores sobre a importância deles manterem a regularidade e a concentração ao longo dos noventa minutos, pois isso, faltou ao time nas duas últimas partidas. Contra o Cruzeiro, o Alvinegro chegou a fazer 2 a 0 e permitiu a virada. Depois, buscou a recuperação ao empatar diante do Náutico quando estava perdendo por 2 a 0. Mas acabou falhando na defesa e permitiu o terceiro gol pernambucano.

“Nós vamos precisar ficar atentos ao longo dos noventa minutos. Não podemos cometer os erros que cometemos nos dois jogos anteriores, pois isso vai ser fatal contra o Internacional no Beira-Rio. Vamos enfrentar um dos times que têm tudo para lutarpelo título e teremos que dar uma demonstração de força, pois nosso objetivo também é alto”, disse Oswaldo.

Dorival Júnior, técnico do Internacional, também considera a partida deste sábado perigosa para a sua equipe por conta da qualidade do adversário, já que vê o Botafogo como um time que sabe se comportar bem como visitante.

“O Botafogo tem jogadores rápidos, acostumados ao contra-ataque e que pode nos causar muitos problemas, ainda mais que vamos precisar tomar a iniciativa do confronto por jogar em casa. Vamos ter que encontrar uma fórmula ao longo dos noventa minutos de termos mais a posse de bola, permanecermos mais no campo deles, mas sem ficarmos expostos na defesa”, disse Dorival.

Em termos de escalação, no Internacional, Dorival Júnior não poderá contar com o zagueiro Rodrigo Moledo, que sofre com uma lesão no adutor da coxa esquerda. Dalton será o substituto. Em compensação o volante Guiñazú, que estava servindo à seleção argentina, e o meia Oscar e o atacante Leandro Damião, que estavam com a Seleção Brasileira em amistosos internacionais, reaparecem, assim como o apoiador Andrés D´Alessandro, livre de dores na coxa direita.

No Botafogo, Oswaldo de Oliveira terá a volta do meia Fellype Gabriel, recuperado de um inchaço no joelho direito, do goleiro Jéfferson, que estava servindo à Seleção Brasileira em amistosos internacionais, e do atacante Loco Abreu, que defendeu o Uruguai nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014, que será disputada no Brasil. O artilheiro, porém, fica no banco de reservas, com o argentino Herrera permanecendo isolado no ataque.

Ficha Técnica
INTERNACIONAL-RS X BOTAFOGO-RJ

Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Data: 16 de junho de 2012 (Sábado)
Horário: 18h30(de Brasília)
Árbitro: Paulo César Oliveira (Fifa-SP)
Assistentes: Vicente Romano Neto (SP) e Herman Brumel Vani (SP)

INTERNACIONAL: Muriel, Nei, Índio, Dalton e Fabrício; Sandro Silva, Guiñazu, D’Alessandro e Oscar; Dagoberto e Leandro Damião
Técnico: Dorival Júnior

BOTAFOGO: Jéfferson, Lucas, Brinner, Fábio Ferreira e Lennon; Lucas Zen, Renato, Fellype Gabriel, Andrezinho e Vítor Júnior; Herrera
Técnico: Oswaldo de Oliveira