Barbosa abre sessão e dá continuidade ao cálculo das penas
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, abriu a 48ª sessão do julgamento do mensalão às 14h22 (Brasília) desta segunda-feira. A previsão é que os ministros prossigam no cálculo das penas dos políticos condenados por corrupção passiva. Até agora, 16 condenados já tiveram a pena definida, restando apenas nove: os deputados federais João […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, abriu a 48ª sessão do julgamento do mensalão às 14h22 (Brasília) desta segunda-feira. A previsão é que os ministros prossigam no cálculo das penas dos políticos condenados por corrupção passiva.
Até agora, 16 condenados já tiveram a pena definida, restando apenas nove: os deputados federais João Paulo Cunha (PT-SP), Valdemar Costa Neto (PR-SP) e Pedro Henry (PP-MT); os ex-deputados Pedro Corrêa (PP), Bispo Rodrigues (PL, antigo PR), Roberto Jefferson (PTB), Romeu Queiroz (PTB), José Borba (PMDB), além do ex-tesoureiro do PTB Emerson Palmieri. O relator Joaquim Barbosa não informou qual será o primeiro da lista.
A expectativa é que a etapa da dosimetria seja encerrada ainda nesta semana. Em seguida, o julgamento seguirá com a análise de questões residuais, como a responsabilidade pelo decreto de perda de mandato parlamentar – se do STF ou do Congresso Nacional -, o pedido do Ministério Público de prisão imediata dos condenados sem esperar os recursos e a possibilidade de decretar o ressarcimento de valores desviados do erário.
Os ministros também vão revisar as penas para evitar incongruências e vários já manifestaram interesse em analisar várias punições em conjunto, como um só crime em continuidade delitiva, o que reduziria significativamente os períodos de prisão já estipulados.
Notícias mais lidas agora
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
- VÍDEO: Agente de saúde reage e parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
- VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
- Dentista faz rinoplastia, provoca necrose em cliente e acaba procurada pela polícia em Campo Grande
Últimas Notícias
FCMS irá destinar R$ 100 mil para produções audiovisuais dirigidas por mulheres
O edital visa oferecer apoio financeiro para incentivar as diversas manifestações culturais em Mato Grosso do Sul
CRO-MS emite nota de repúdio a dentista que fez vítimas em procedimentos estéticos em Campo Grande
Uma das vítimas ficou com a boca torta depois de uma lipo de papada
CUFA é alvo de furto e arrecadações para Campanha de Natal são levadas
A entidade precisa de doações para atender mais de 300 pessoas em situação de vulnerabilidade
MC Ryan SP é processado em ação milionária por invadir escola em São Paulo
MC Ryan SP se passou por um aluno e invadiu uma escola pública em novembro do ano passado; agora, a coordenadora do local levou o caso à Justiça
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.