Geral

Bandeira de Taiwan ‘desaparece’ em Londres e provoca mal-estar

O desaparecimento em Londres de uma bandeira de Taiwan, colocada entre as dos 206 territórios participantes nos Jogos Olímpicos, na Regent Street, provocou críticas da diplomacia da ilha. O representante do país no Reino Unido, Shen Lyu-shun, fez uma reclamação para a Associação da Regent Street, que organiza a exibição das bandeiras, informou por meio […]

Arquivo Publicado em 26/07/2012, às 14h34

None

O desaparecimento em Londres de uma bandeira de Taiwan, colocada entre as dos 206 territórios participantes nos Jogos Olímpicos, na Regent Street, provocou críticas da diplomacia da ilha.


O representante do país no Reino Unido, Shen Lyu-shun, fez uma reclamação para a Associação da Regent Street, que organiza a exibição das bandeiras, informou por meio de um comunicado a diplomacia de Taiwan.


Devido à oposição da China, o Comitê Olímpico Internacional (COI) não permite que a bandeira de Taiwan seja exibida nas sedes dos eventos olímpicos, mas as normas do comitê não são aplicadas em locais como a Regent Street.


O representante de Taiwan em Londres considera injustificado o desaparecimento da bandeira do país, já que o tema é uma questão de “liberdade de expressão” e “não deve estar sujeito à interferência de terceiros”, afirmou em clara referência à China.


Este não é o primeiro incidente com bandeiras ocorrido em Londres. Na quarta-feira, no jogo da seleção da Coréia do Norte no futebol feminino, apareceu a bandeira da Coreia do Sul.


Embora as relações entre Taiwan e China tenham melhorado desde 2008, as diferenças ideológicas e a disputa pela soberania da ilha persistem.

Jornal Midiamax