Bancos poderão ser proibidos de exigir aplicação mínima na poupança
Os bancos poderão ser impedidos de exigir um valor mínimo para depósito ou retirada de aplicações em caderneta de poupança. A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou em decisão terminativa, nesta terça-feira (18), projeto de lei (PLS 315/2012) do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) que proíbe essa prática, sob o argumento de que essa é […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Os bancos poderão ser impedidos de exigir um valor mínimo para depósito ou retirada de aplicações em caderneta de poupança. A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou em decisão terminativa, nesta terça-feira (18), projeto de lei (PLS 315/2012) do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) que proíbe essa prática, sob o argumento de que essa é a opção de investimento mais simples e acessível ao poupador de baixa renda.
Na avaliação de Valadares, a exigência de um valor mínimo para abertura dessas contas acaba excluindo pequenos investidores, para quem esse tipo de aplicação representa a única forma de poupar algum dinheiro.
As ponderações apresentadas pelo autor acabaram convencendo o relator, senador José Agripino (DEM-RN), a recomendar sua aprovação.
“O espírito da caderneta de poupança, desde os seus primórdios, sempre foi o de propiciar uma alternativa simples e segura para o pequeno aplicador. A imposição de valores mínimos para a abertura desse tipo de conta é, portanto, em princípio, contrária a esse espírito”, concluiu Agripino no parecer.
Permissivos
Segundo afirmou o relator, o Banco Central e o Conselho Monetário Nacional – a quem caberia regulamentar a matéria – adotam uma postura permissiva quanto ao tema. Agripino observou que, a rigor, não há qualquer regra que permita ou limite esse tipo de cobrança.
“Mas existe um entendimento tácito de que é lícito cada instituição estabelecer um piso, a fim de cobrir custos operacionais, cabendo ao potencial cliente aceitar ou não a exigência”, esclareceu o relator em seguida.
Se não houver recurso para votação pelo Plenário do Senado, a matéria seguirá direto para a Câmara dos Deputados. O relatório de José Agripino foi apresentado pelo senador Francisco Dornelles (PP-RJ).
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Mulher é presa ao tentar entrar em presídio de Corumbá com maconha escondida na calcinha
Suspeita disse que levaria a droga para o marido e que ele repassaria o entorpecente para outro detento
Com mais de 70% da população adulta acima do peso, demanda por cirurgias bariátricas cresce em MS
Até setembro de 2024, Campo Grande registrou 112 cirurgias bariátricas realizadas pelo SUS
Filho de Viih Tube recebe alta após 20 dias e diagnóstico é revelado; confira
Após 20 dias de internação, Ravi recebeu alta médica; pela primeira vez, os médicos revelaram qual é o diagnóstico do filho de Viih Tube
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.