Banco Mundial reduz previsão de crescimento econômico da China
O Banco Mundial reduziu nesta quarta-feira sua perspectiva para o crescimento econômico da China neste ano de 8,4 para 8,2 por cento, e pediu ao país que conte com uma política fiscal mais flexível que amplie o consumo, em vez de apostar no investimento estatal para impulsionar a atividade econômica. Em um relatório semestral para […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Banco Mundial reduziu nesta quarta-feira sua perspectiva para o crescimento econômico da China neste ano de 8,4 para 8,2 por cento, e pediu ao país que conte com uma política fiscal mais flexível que amplie o consumo, em vez de apostar no investimento estatal para impulsionar a atividade econômica.
Em um relatório semestral para o Leste da Ásia e Pacífico, o Banco Mundial afirmou que uma desaceleração na China vai afetar o crescimento em países emergentes do Leste da Ásia para mínimas de dois anos em 2012, mas alertou que a crise da dívida da Europa pode provocar danos ainda maiores se piorar.
O enfraquecimento da demanda dos EUA e da Europa e do mercado imobiliário chinês podem pesar sobre a economia chinesa no curto prazo, completou o banco. Mas se governos e bancos centrais agirem a tempo para estabilizar a atividade, as economias devem se recuperar no próximo ano.
O banco disse que os países podem afrouxar ainda mais as políticas monetária e fiscal para alimentar a atividade, mas destacou que o espaço para manobra está reduzido por riscos de inflação que podem aumentar quando o crescimento se recuperar em meio à crescente dívida pública agora.
“As autoridades da região devem permanecer flexíveis para mudar a política monetária se o crescimento ganhar tração e as pressões inflacionárias aumentarem”, disse o Banco Mundial.
Na China, onde o crescimento econômico em 2012 foi reduzido de 8,4 por cento para 8,2 por cento, o banco afirmou que Pequim deve apenas alterar marginalmente sua política monetária por enquanto reduzindo o compulsório dos bancos, uma vez que as taxas de juros reais estão negativas.
Isso deixaria a segunda maior economia do mundo dependendo de uma política fiscal para alimentar o crescimento.
“O estímulo fiscal seria idealmente menos alimentado pelo crédito, menos financiado por governos locais, e menos orientado pela infraestrutura”, disse o Banco Mundial.
“Medidas fiscais para dar suporte ao consumo, como reduções de impostos, gastos com bem estar social e outros gastos sociais devem ser vistos como prioridade.”
As recomendações do Banco Mundial foram feitas apenas um dia depois de um jornal financeiro chinês ter citado fontes segundo as quais a China vai acelerar as aprovações para infraestrutura para combater uma desaceleração econômica.
A redução da perspectiva de crescimento pelo Banco Mundial também foi divulgada depois de o Fundo Monetário Internacional (FMI) ter mantido sua previsão para a China em 8,2 por cento em seu relatório de abril.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Homem sofre infarto enquanto corria em esteira de academia no bairro São Francisco
Vítima foi reanimada por equipe do Samu
ASICS lança primeiro tênis com a marca Senna na categoria Sportstyle
ASICS apresenta sua primeira colaboração com a marca Senna na categoria Sportstyle. A parceria apresenta produtos que reimaginam o estilo de vida de Senna para uma nova geração. Um precursor da preparação física no automobilismo, Senna integrava corridas de mais de 10 km à sua rotina diária, demonstrando disciplina e determinação, pilares da filosofia “Sound…
Senado pauta PEC que inclui o Pantanal de MS entre os patrimônios nacionais nesta quarta-feira
Hoje, a PEC cumpriu sua segunda sessão de discussão em primeiro turno
Durante discussão, mulher pula de caminhonete em movimento no interior de MS
A vítima foi atendida pelo Corpo de Bombeiros com algumas escoriações pelo corpo
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.