Geral

Baixa na produção da bovinocultura de corte em MS preocupa produtores

Diversificação é o caminho para produtores de carne bovina enfrentar queda da produção

Arquivo Publicado em 16/04/2012, às 13h55

None

Diversificação é o caminho para produtores de carne bovina enfrentar queda da produção

A baixa na produção na bovinocultura der corte em Mato Grosso do Sul preocupa os produtores rurais desde 2005 quando o setor começou a cair e desde então não voltou a ser o que era. O período da baixa corresponde ao início da crise quando houve uma redução nos preços da arroba em MS e o abate de matrizes, explica a assessora da unidade técnica econômica da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), Adriana Conceição Mascarenhas.


Para voltar a crescer, como aconteceu de 1997 a 2004, quando o setor teve um crescimento vertiginoso no Estado, produtores, sindicatos e federações buscam informações para se desenvolver.


Adriana conta que foi feito um estudo da evolução da produção da carne no estado. Os números, ela apresenta hoje (16), aos produtores rurais em uma palestra, durante o 25° Encontro de Tecnologias para Pecuária de Corte, que acontece no Sindicato Rural.


Mascarenhas explica que com as informações pretende mostrar como o mercado está se comportando em relação à bovinocultura de corte e o que é preciso fazer para melhorar as vendas e produção em MS. Segundo ela, um dos caminhos apontado é a diversificação da produção. Já que atuando em outras áreas, o produtor rural não fica dependente de uma única commodity, explica.


A diversificação, que vem ocorrendo desde 2007, principalmente em relação ao sucroalcooleiro, é um dos mecanismos apontados pelos estudiosos para o produtor poder continuar trabalhando com rentabilidade. “Foi uma oportunidade que os produtores tiveram de diversificar suas atividades”, aponta.


O presidente do Sindicato Rural de Campo Grande, Rui Facchini, explica que o encontro vem fundamentar as informações sobre diversificação na produção, tendo como foco a melhoraria da pecuária.


Com palestras e debates sobre projeção de mercado, exportações, conjuntura internacional, confinamento, integração lavoura-pecuária-floresta e produção certificada, o 25° Encontro de Tecnologias para pecuária de Corte objetiva trazer informações para a expansão do setor em Mato Grosso do Sul. O evento acontece durante todo o dia no Sindicato Rural. Mais informações (67) 3341-2151.

Jornal Midiamax