Ayres Britto pediu a aprovação de um plano de carreira para a magistratura, que prevê um aumento médio de 33% nos salários de juízes e de servidores do Judiciário. A reunião aconteceu no Palácio do Planalto

Em reunião de uma hora com a presidente da República, Dilma Rousseff, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Carlos Ayres Britto, pediu a aprovação de um plano de carreira para a magistratura, que prevê um aumento médio de 33% nos salários de juízes e de servidores do Judiciário.

A reunião aconteceu no Palácio do Planalto no fim da tarde de hoje. Britto também pediu mais segurança para os magistrados e defendeu o 3º Pacto Republicano. A questão da segurança se tornou prioridade das associações de juízes, após os casos de mortes e ameaças de magistrados nos últimos anos. Já o pacto tem o objetivo de fortalecer as defensorias públicas.

Na semana passada, o presidente do STF pediu ao Ministério da Justiça para que a Força Nacional de Segurança ajude a Polícia Militar do Distrito Federal a garantir a segurança da Corte durante o julgamento do processo do mensalão. O objetivo do STF é o de assegurar que as manifestações contrárias e favoráveis aos réus não interfiram no julgamento.

O tribunal quer evitar que o barulho dos manifestantes impeça a continuidade das sessões do julgamento e também está preocupado em garantir a segurança das pessoas que vão assistir às sessões no prédio da Corte na Praça dos Três Poderes.