Autoridades alertam sobre ‘golpes de solidariedade’ e dão dicas de segurança para evitar crimes

O espírito natalino faz com que muitas pessoas fiquem mais emotivas e pensando nisso, as autoridades alertam sobre possíveis golpes e dão diversas dicas

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O espírito natalino faz com que muitas pessoas fiquem mais emotivas e pensando nisso, as autoridades alertam sobre possíveis golpes e dão diversas dicas

No fim de ano o espírito natalino faz com que a maioria da população fique mais emotiva, apostando na solidariedade. Pensando nisso, as autoridades alertam sobre possíveis golpes e dão diversas dicas de segurança para evitar que as pessoas se tornem vítimas de crimes.

“Os golpistas aproveitam da fé das pessoas e aplicam golpes de solidariedade. Os sentimentos são cultivados no fim do ano, e acabam sendo utilizados como estratégias para os marginais aplicar golpes. São pessoas que inventam histórias para pegar dinheiro e se aproveitar”, destacou o diretor da policlínica, responsável pela chefia do Estado Maior da Polícia Militar, coronel Gustavo David Gonçalves.

Segundo o coronel Gustavo, é importante a pessoa se atentar e verificar a veracidade das informações antes de confiar em estranhos. “Muitos aproveitam da ingenuidade dos idosos para roubá-los. As pessoas não devem aceitar ajuda de estranhos durante operações bancárias ou em certas situações. Além disso, não podem ficar transitando contando dinheiro”, explicou.

O tenente coronel e comandante da Cavalaria, Jom Bosco, informou que ao ser vítima de algum golpe ou crime, é importante acionar a polícia o mais rápido possível. “Há um trabalho em conjunto da força policial nesta época do ano. As pessoas devem ficar atentas a qualquer fato ou informação, detalhes fazem diferença. Usar o companheirismo e a solidariedade a seu favor, e não contra. Por exemplo, ao viajar alertar um vizinho de confiança e pegar seu contato em caso de problemas”, destacou.

O major da PM, Renaldo Metso Nakazato destaca que medidas simples podem fazer a diferença na ação dos meliantes. “Podar a árvore da sua residência, deixar uma luz acesa, ao entrar no veículo se atentar, estacionar de ré para poder sair com agilidade, não ficar falando distraído ao celular, se atentar com a movimentação de estranhos ao seu redor. Essas são apenas algumas dicas importantes que a população deve tomar como princípio”.

Outro fato relevante abordado pelo major Renaldo é em relação às mulheres, que geralmente transitam com as bolsas de forma descuidada. “As mulheres devem colocar as bolsas na frente do seu corpo. Em locais de aglomeração, os meliantes rasgam com estilete, e furtam sem que elas percebam”, explicou.

Ele também enfatizou sobre os cuidados que os pais devem ter com as crianças. “Devemos evitar que elas se percam, em razão dos riscos de acidentes e por serem vítimas fáceis de malfeitores”.

Omar Pedro de Andrade Aukar, presidente da ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande) destacou que os lojistas e funcionários devem contribuir para oferecer dicas de segurança aos seus clientes. “Muitas vezes, as pessoas ficam empolgadas para comprar. Então é importante lembrá-las sobre os seus pertences”.

Conteúdos relacionados