Automóveis ajudam e produção industrial sobe 0,3% em julho
A produção industrial brasileira subiu 0,3 por cento em julho frente a junho, registrando a segunda alta seguida na comparação mensal, impulsionada principalmente pelo setor de automóveis. O resultado, que veio acima das estimativas do mercado, sinaliza melhora no segundo semestre embora ainda seja insuficiente para reverter as expectativas de queda no final ano. Na […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A produção industrial brasileira subiu 0,3 por cento em julho frente a junho, registrando a segunda alta seguida na comparação mensal, impulsionada principalmente pelo setor de automóveis.
O resultado, que veio acima das estimativas do mercado, sinaliza melhora no segundo semestre embora ainda seja insuficiente para reverter as expectativas de queda no final ano.
Na comparação com julho de 2011, a produção recuou 2,9 por cento, a 11a queda consecutiva nesse tipo de comparação, e no acumulado em 12 meses apresenta queda de 2,5 por cento, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira.
Em junho, o indicador havia mostrado avanço de 0,2 por cento ante o mês anterior, na primeira alta mensal depois de três quedas consecutivas.
“Já existem sinais para acreditar que estamos passando por um ponto de inflexão. Alguns setores estão com desempenho bom e devem favorecer a retomada, principalmente bens de consumo duráveis como automóveis e a linha branca”, destacou o economista da Votorantim Corretora, Alexandre Andrade, creditando o desempenho desses setores às medidas adotadas pelo governo, como a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
A indústria brasileira está sofrendo com a crise internacional, e vem sendo foco de preocupação tanto do governo quanto do mercado, sendo apontada como o principal empecilho para uma retomada mais forte da atividade econômica brasileira.
A redução do IPI, adotada pelo governo para estimular o consumo interno e reverter o quadro negativo, contribuiu para a retomada da atividade em julho, com a indústria automobilística crescendo 4,9 por cento em relação a junho, segundo os dados do IBGE.
Apesar do melhor desempenho em julho, os economistas ainda calculam que o setor fechará o ano com forte queda em relação ao desempenho de 2011
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Banco Central leiloará US$ 3 bilhões na 2ªfeira para segurar o dólar
Dinheiro das reservas será vendido com compromisso de recompra
Carreta tomba em pista molhada e espalha carga de serragem na na BR-163
Acidente aconteceu na manhã deste sábado (14), em Rio Brilhante
Neto tem busto inaugurado no Parque São Jorge e se emociona em homenagem do Corinthians
José Ferreira Neto se emocionou diante do reconhecimento do seu time do coração
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.