Austrália lança a mais dura campanha antifumo do mundo
O governo australiano decidiu promover a mais dura campanha contra o ato de fumar já vista no mundo e anunciou: a partir do final de 2012, nem nos maços e pacotes de cigarro poderão aparecer logotipos, marcas, mensagens, nada. Somente as imagens, várias delas francamente pavorosas, do Ministério da Saúde, a título de prevenção, e […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O governo australiano decidiu promover a mais dura campanha contra o ato de fumar já vista no mundo e anunciou: a partir do final de 2012, nem nos maços e pacotes de cigarro poderão aparecer logotipos, marcas, mensagens, nada.
Somente as imagens, várias delas francamente pavorosas, do Ministério da Saúde, a título de prevenção, e o nome da marca do cigarro, em letra e tamanho padronizados, sempre sobre um fundo verde oliva. As advertências sobre os riscos do fumo para a saúde deverão ocupar 75% da parte da frente dos maços e 90% da de trás.
A duríssima campanha não esqueceu da fundamental missão de informar: o governo criou uma ampla campanha de esclarecimento, educativa e com o foco, certeiro, na mudança de hábitos.
Uma campanha inclusiva, direcionada, multimídia e poliglota
Para alcançar a todos, a campanha conta com material para rádio, televisão, cartazes, outdoors, e conta com uma linha de atendimento via telefone.
É direcionada para mulheres, para homens, para grávidas, para jovens e está disponível em várias línguas: árabe, assírio, bangla, bósnio, cantonês, chinês, coreano, croata, dari, dinka, espanhol, farsi, filipino, francês, grego, islandês, hararian, hindi, indonésio, inglês, italiano, khmer, macedônio, malaio, mandarim, nepalês, português, sérvio, singalês, somali, tailandês, turco e vietnamita.
As imagens, que ocuparão frente e verso dos maços de cigarro, são fortes e trazem uma mensagem clara do quão danoso o hábito de fumar é. E traz um número de telefone, denominado quitline – “linha de saída”.
A medida entra em vigor em dezembro de 2012, mas a indústria tabagista promete questioná-la no tribunal: a British American Tobacco Australia considera a nova lei inconstitucional, e acredita que o governo teria que pagar indenização por retirar o nome da marca dos maços de cigarros e alterar a propriedade intelectual.
Talvez tenha razão, mas ainda assim é um preço baixo pela saúde da população.
No vídeo acima, parte da campanha australiana nacional antitabagista, vemos um homem sair de casa para o seu primeiro cigarro, acompanhado do cafézinho: ele acende o cigarro, e tosse.
Corta para o homem em um churrasco com os amigos, onde partilha uma piada, e o riso transforma-se em tosse.
Ao subir as escadas no trabalho, perde o fôlego e começa a tossir.
Após o jantar, o homem sai para mais um cigarro, e começa a tossir novamente, porém desta vez ele está tossindo sangue, que pode ver em um lenço.
Locutor: “A qualquer momento a sua tosse de fumante … pode tornar-se um sintoma do câncer”.
Locutor: “Cada cigarro traz o câncer para mais perto de você”.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Sem acordo: moradores pedem indenização por fedor ‘insuportável’ de frigorífico em Campo Grande
JBS já manifestou desinteresse em conciliação devido ao grande número de ações
Quadrilha especializada em furtos de caminhonetes é presa em Dourados
Quatro pessoas foram levadas para a sede do SIG em Dourados
Influenciadora de etiqueta, Fernanda Britto está internada em estado grave
Fernanda Britto, de 63 anos, ficou conhecida nas redes sociais por seus vídeos bem-humorados em que dá dicas de etiqueta
Queda de árvore deixa trecho de avenida de Dourados interditado neste sábado
Queda de árvore deixa trecho de avenida de Dourados interditado neste sábado
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.