Pular para o conteúdo
Geral

Audiência Pública discute mudanças no Código Penal pelo fim da impunidade

Militando junto a famílias que perderam parentes pela violência, a deputada federal Iolanda Keikko Ota, está em Campo Grande junto a outros deputados de uma Frente Parlamentar, onde participa de uma Audiência Pública para discutir mudanças no Código Penal. A comissão já passou por quatro estados: Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso e Rio […]
Arquivo -

Militando junto a famílias que perderam parentes pela violência, a deputada federal Iolanda Keikko Ota, está em junto a outros deputados de uma Frente Parlamentar, onde participa de uma Audiência Pública para discutir mudanças no Código Penal.

A comissão já passou por quatro estados: , São Paulo, Mato Grosso e Rio Grande do Sul e propõe como período máximo de prisão de 30 para 50 anos; o aumento da pena mínima para crime de homicídio simples de seis para 10 anos; a elevação de tempo para progressão da pena para o regime semi-aberto e a volta do exame criminológico para concessão de benefícios penais.

Iolanda perdeu o filho há 15 anos, assassinado pelo segurança da família. Ela foi eleita a deputada mais votada em 2010, com 213 mil votos.

Ela conta que abraçou a causa para propor pelo fim da impunidade. “Meu mandato é 100% pela luta contra a violência. É cicatrizando a ferida dos outros, que consigo conviver com a dor da perda do meu filho e consigo seguir adiante com essa frente a nível nacional.”.

A deputada se reuniu com a família do jovem Breno Luigi Silvestrine e conversou sobre a dificuldade de lidar com a perda de um ente pela violência.

Rubens Silvestrini, pai de Breno, revelou que seu filho estaria completando 19 anos hoje e que em três meses que participam do movimento, conseguiram aumentar o número de assinaturas de dois mil para 40 mil. “Resolvemos abraçar a causa pelo fim da impunidade transformando minha dor em ação para ajudar a combater a violência.”.

A mãe de Breno, Lilian Regina, conta que após o choque passou um tempo recolhida e que o rapaz era o caçula entre três irmãos. Ela conta que espera que a violência não bata nunca mais a porta e por isso tomou a atitude de lutar pela causa.

“Como mãe e psicóloga acredito que falta um pouco de educação dentro de casa para reintegrar as famílias. Não consigo aceitar conviver em uma sociedade em que nada seja feito e por isso luto para que a morte de meu filho não tenha sido em vão.”.

O deputado federal Reinaldo Azambuja, disse que assim como esta, existem várias outras propostas na Câmara Federal, inclusive sobre pena de morte e que é necessário a discussão de políticas publicas pensadas para os jovens.

“Hoje em dia não é só retificar e fazer obras. É preciso pensar no cidadão. O congresso nacional é plural e ações como essa é que irão gerar mudanças nas leis. As assinaturas e pressão da sociedade é que vão mudar as leis do nosso país.”.

No período da tarde, o movimento vai colher assinaturas da população na Rua 14 de julho, esquina com Avenida Afonso Pena e contará com a presença da deputada e parlamentares de Brasília.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Corpo encontrado em córrego de Ribas do Rio Pardo é de operador de máquinas desaparecido

Eduardo Bolsonaro agradece Trump por revogar visto de Moraes: “Só o começo”

Durante passeio com a família, sargento de MS salva duas pessoas após barco virar na Bolívia

Vídeo: ‘Não deu tempo de parar’, diz motorista que atropelou idosa na Duque de Caxias

Notícias mais lidas agora

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

moraes

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

Últimas Notícias

Polícia

Pitbull é resgatado em meio a fezes, sem água e comida, no Santo Eugênio

Animal estava amarrado e exposto ao frio

Política

STF tem placar de 4 votos a 0 para manter cautelares contra Jair Bolsonaro

Ainda falta o voto do ministro Luiz Fux

Política

Barroso saiu dos EUA quatro dias antes de anúncio de revogação de vistos

Ministro chegou ao país no dia 4 e foi embora no dia 14

Política

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

Apenas três estarão fora da lista de sancionados pelo governo norte-americano