Nesta sexta-feira (31), a partir das 19 horas, a Câmara Municipal de Dourados realiza audiência pública com o tema “Crescimento e Fortalecimento de Nossa Universidade”. Proposta pelo vereador Walter Hora (PPS), a audiência pública tem o objetivo de debater a situação da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), cuja comunidade acadêmica vem protestando pela falta de recursos e limitação de repasses por parte do governo do Estado.

Para expor a situação e debater os principais aspectos relativos ao tema, foram convidados o presidente da Aduems (Sindicato dos Professores da UEMS), professor Wilson Brum Trindade Junior, coordenador do de Enfermagem; o presidente do Sintauems (Sindicato dos Servidores Técnico-administrativos da UEMS), Bruno Mazanatti de Oliveira Lutti; e o presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes), Rafael Dias, aluno do curso de Química Industrial.

É esperada a participação de representantes d de toda a comunidade acadêmica, bem como da população interessada em discutir a questão. “Tudo que envolve a UEMS é um problema primeiramente de Dourados, porque aqui é a sede da Universidade”, justifica o vereador Walter Hora.

Nos últimos dias, alunos, professores e funcionários da UEMS têm saído às ruas em protesto contra o que classificam de “abandono da universidade”. A onda de manifestos e reclamações ganhou força após a publicação do decreto n° 13.467, no último dia 19, determinando redução de despesas nas autarquias públicas, inclusive a UEMS, em virtude da queda na arrecadação estadual. Na manhã de terça-feira (28/08), um grupo de manifestantes esteve presente à sessão da Câmara com o objetivo de chamar a atenção e pedir apoio do Legislativo.