Audiência em comissão discute critérios para escolha de livros escolares

A Comissão de Educação promoverá amanhã uma audiência pública para avaliar os critérios utilizados pelo Ministério da Educação (MEC) na escolha das obras que serão incluídas no Programa Nacional do Livro Didático. A iniciativa do debate é de Kátia Abreu (PSD-TO), que cobra mais transparência na escolha das obras. Leia também: Câmera da Nasa captura […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
A Comissão de Educação promoverá amanhã uma audiência pública para avaliar os critérios utilizados pelo Ministério da Educação (MEC) na escolha das obras que serão incluídas no Programa Nacional do Livro Didático.
A iniciativa do debate é de Kátia Abreu (PSD-TO), que cobra mais transparência na escolha das obras.
Para a senadora, é direito do cidadão conhecer o nome do profissional que avaliou cada livro didático e entender por que cada obra foi aprovada ou reprovada.
Segundo ela, existem livros que são reprovados pelo Ministério da Educação para uso nas escolas públicas, mas que fazem parte da bibliografia das escolas privadas — o que seria uma contradição.
Além disso, de acordo com a senadora, o custo de avaliação dos livros está acima dos valores praticados pelo mercado.
Do debate, participarão representantes da Associação Brasileira dos Autores de Livros Educativos, da Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares e do Ministério da Educação.

Conteúdos relacionados