Atletas estrangeiros são proibidos de casar durante Jogos

Os atletas, treinadores e membros de comitês nacionais olímpicos não pertencentes à União Europeia estarão proibidos de se casar em solo britânico durante os Jogos Olímpicos de Londres, segundo informou o jornal The Telegraph, nesta quarta-feira. A medida serve para evitar possíveis reivindicações de residência no país. Além da lei contra o matrimônio, o Home […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Os atletas, treinadores e membros de comitês nacionais olímpicos não pertencentes à União Europeia estarão proibidos de se casar em solo britânico durante os Jogos Olímpicos de Londres, segundo informou o jornal The Telegraph, nesta quarta-feira. A medida serve para evitar possíveis reivindicações de residência no país.

Além da lei contra o matrimônio, o Home Office (departamento que cuida da imigração e da emissão de passaportes no Reino Unido) anunciou que as mais de 20 mil pessoas de fora da União Europeia que estarão presentes nos Jogos não poderão requerer visto para estudar no país.

A agência alfandegária britânica está tão preocupada com o abuso dos vistos, que pediu a todos os 204 comitês olímpicos para informarem os integrantes das delegações sobre as restrições durante a estada no Reino Unido.

Cada visitante terá de provar que permanecerá no país por menos de seis meses e não arranjará outra forma de emprego. Eles também devem demonstrar que têm dinheiro suficiente para se bancar e custear a viagem de volta.

De acordo com o porta-voz do Home Office, os atletas têm acesso aos Jogos normalmente, mas ele espera que todos deixem o país ao final.

Para garantir o esquema de segurança migratória, os esportistas irão passar por coleta de impressões digitais e reconhecimento facial quando desembarcarem, o que pode causar filas mais longas, segundo a agência alfandegária. No entanto, um terminal temporário está sendo construído no aeroporto de Heathrow para dar conta da demanda. No ano passado, segundo o Telegraph, dois atletas de 16 anos fugiram do aeroporto de Manchester após competirem nos Jogos Juvenis da Comunidade Britânica. Em 2002, na mesma cidade, quase toda a delegação de 30 pessoas de Serra Leoa também escapou da volta para a casa, após a edição adulta da competição.

Conteúdos relacionados