Associação denuncia descaso da prefeitura região leste e Apa Lageado

Comunidades reclamam da falta de limpeza e conservação dos bairros por parte da prefeitura

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Comunidades reclamam da falta de limpeza e conservação dos bairros por parte da prefeitura

Os bairros Maria Aparecida e região, reclamam do descaso da prefeitura com a falta de atenção em relação aos serviços públicos, os quais segundo a Amape (Associação dos Moradores do Parque Residencial Maria Aparecida Pedrossian), deveria ter uma regularidade. O presidente da associação, professor Jânio Batista, informou que a população tem enfrentado dificuldades para frequentar praças e utilizar calçadas próximas aos serviços públicos. A região é composta por mais cinco bairros, sendo Panorama, Conjunto Oiti, Samambaia, Vivendas do Parque e Residencial Fernando Sabino.

De acordo com Jânio, muitos moradores têm ligado reclamando, porque a entrada da comunidade está tomada pelo mato, a maioria dos bueiros entupidos, a calçada lateral da Escola Estadual Dolor Ferreira de Andrade, que atende 1500 alunos, está intransitável por conta de um matagal, causando riscos aos pedestres e motoristas. Também, a Praça dos Amigos, que é o centro de encontro das comunidades, encontra-se sem revitalização há 15 anos. “Ontem vieram fazer uma limpeza aqui, mas bem por cima. Antes, quando entrava o mês de março, a gente já estava com a comunidade limpa, meio fio pintado, tinha um geralzão da prefeitura”, explicou.

Entretanto, as comunidades denunciam que o problema maior é por conta da região Apa Lageado, que de acordo com Jânio, por ser desconhecida pela população, não tem a atenção que merece. Ele informou que a prefeitura não tem feito à limpeza permanente do esgoto de drenagem que vem dos bairros Oiti e Samambaia, e que as tubulações de água pluvial têm levado, além da sujeira, muitas garrafas pets, correndo o risco de poluir a mata, que é área de preservação.

A prefeitura informou que a parte de limpeza está sendo feita pela Secretaria de Obras, tendo inclusive sido feita ontem na praça dos Amigos e que as bocas de lobo e outras áreas só devem ser concluídas por meio de mutirão, mas que não tem previsão de agendamento. Já sobre o Apa Lageado, a Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), declarou que há um convênio com a Amape para administrar a área, mas que vai averiguar o problema.

Conteúdos relacionados