A Associação Brazileira de Criadores de Zebu solta nota de pesar pela morte do pecuarista Orestes Prata Tibery Junior e sua esposa Elen Martins Prata Tibery, após queda da aeronave em que eles viajavam na manhã de hoje (25). O acidente aconteceu em Água Clara – 193 km de Campo Grande. Veja a íntegra da nota:

É com pesar que a ABCZ informa o falecimento do diretor e ex-presidente da Associação Orestes Prata Tibery Junior e sua esposa Elen Martins Prata Tibery.

O casal foi vítima de um acidente aéreo na manhã deste sábado (25). A aeronave caiu na fazenda Serena, que fica a 75 quilômetros da área urbana de Água Clara, munícipio que fica a 193 quilômetros de Campo Grande, MS.

Além do criador e da esposa, foi vítima o piloto, que ainda não foi identificado. A aeronave caiu

As causas do acidente ainda não foram informadas. Orestes foi presidente da Associação Brasileira de Criadores de Zebu.

Orestes Prata Tibery Junior foi presidente da ABCZ entre os anos de 2004 e 2007. O criador ocupou cargos na diretoria da entidade em várias gestões e é conselheiro de raças zebuínas. Foi o criador do julgamento Matriz Modelo na ExpoZebu e sempre defendeu a ética e os critérios de seleção firmados em raça, funcionalidade e eficiência do rebanho zebu. No ano de 2008 foi agraciado com a Comenda ABCZ por mérito de trabalhos em prol das raças zebuínas.

Orestinho nasceu e cresceu no meio da pecuária zebuína, acompanhou e observou de perto os passos de pioneiros como o tio Pylades Prata Tibery. Ele era o títular da seleção OT, uma referência no mercado do rebanho zebu seletivo, integrou o Grupo Elo da Raça durantes muitos anos e também estava no JOP que identifica, cria e importa novas linhagens de nelroe, guzerá e gir indianos.

Orestinho era pai de José Carlos, Ruth, Orestes, Angelo e Luíza. Elen Martins Prata Tibery deixa o filho Patrick.

Os motivos do acidente são desconhecidos. Uma equipe de criminalística da cidade de Três Lagoas, policiais civis da delegacia de Água Clara estão no local e aguardam a chegada de peritos da Infraero convocados em São Paulo para o trabalho de rescaldo e coleta de possíveis provas que indiquem as causas do acidente.