Os campo-grandenses que precisam resolver pendências financeiras, desacordos contratuais, ou qualquer pendência judicial, podem procurar a sede da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG). A entidade, através da Câmara de Mediação e Arbitragem de Campo Grande (CBMAE) e do Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual (PACE/TJ), vai realizar a II Semana de Conciliação de Campo Grande, de 25 à 29 de junho. Nesse período acontecerão audiências para a solução de conflitos de pessoas físicas e jurídicas. O atendimento para agendar essas sessões é feito das 08h às 18h, de segunda à sexta-feira.

A conciliação é uma forma de solução rápida, eficiente e econômica de resolver conflitos extrajudiciais e também já ajuizados, pois acontece sem a interferência de advogados e oferece total segurança jurídica, já que o acordo final é aprovado pelo juiz. É um método em que um conciliador tem a função de aproximar as partes para negociarem diretamente a solução de duas divergências, com neutralidade e imparcialidade.
O presidente da Câmara de Mediação e Arbitragem e 1º secretário da ACICG, Roberto Oshiro, explica que a CBMAE/PACE é um instrumento para promover acordos de forma amigável, evitando o desgaste e morosidade de um processo convencional. “Nosso objetivo é promover a pacificação social e contribuir para reduzir o número de processos. As partes acabam mantendo o relacionamento, o que na maioria das vezes não acontece num processo judicial” explica.
No ano de 2011 o PACE abriu 434 procedimentos de conciliação, sendo que 72% das audiências realizadas foram frutíferas, ou seja, resultaram em acordo satisfatório para os envolvidos e 97% destes acordos foram cumpridos. As conciliações efetuadas com objetivo de negociação de débitos e crédito totalizaram o valor de R$ 121.000,00. 
Serviço
II Semana da Conciliação de Campo Grande – de 25 a 29 de junho. 
Local : ACICG – Rua 15 de Novembro, n° 390, Centro – Mais informações 3312-5062
Agendamento de audiências: 08h às 18h. De segunda à sexta-feira.