Assim como o Mercosul, Unasul também suspende Paraguai
A Unasul (União das Nações Sul-Americanas) também declarou, na noite desta sexta-feira (29/06) a suspensão do Paraguai na noite desta sexta-feira (29/06) durante a Cúpula do bloco realizada na cidade de Mendoza, oeste da Argentina. A reunião envolvendo os doze países do continente seguiu a do Mercosul (Mercado Comum do Cone Sul), que tomou decisão […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Unasul (União das Nações Sul-Americanas) também declarou, na noite desta sexta-feira (29/06) a suspensão do Paraguai na noite desta sexta-feira (29/06) durante a Cúpula do bloco realizada na cidade de Mendoza, oeste da Argentina. A reunião envolvendo os doze países do continente seguiu a do Mercosul (Mercado Comum do Cone Sul), que tomou decisão semelhante.
Apesar da manutenção de seus direitos econômicos, com a decisão da Unasul o Paraguai fica politicamente isolado na região até que sejam realização de eleições “livres e democráticas”, como exige o documento do Mercosul. Oficialmente, a próxima disputa está prevista para abril de 2013.
Os presidentes de Argentina, Brasil e Uruguai decidiram pela suspensão do Paraguai pela entrada da Venezuela como membro pleno do Mercosul nesta sexta-feira (29/06)durante a Cúpula do bloco em Mendoza, Argentina. Os chefes de Estado emitiram uma declaração na qual retiram os direitos de veto e de voto e de participação nos organismos e deliberações do Mercosul – o que permitiu a aceitação da Venezuela, que era travada pelo Congresso paraguaio. Caracas passa a integrar o bloco a partir da próxima reunião, prevista para 31 de julho, no Rio de Janeiro.
Acordos econômicos do Mercosul
Como não há previsão de sanções econômicas ao Paraguai, o país poderá se beneficiar do acordo sobre a aplicação de uma TEC (Tarifa Externa Comum), que pode chegar a 35% para o comércio do Mercosul com países extrabloco. O chanceler argentino Héctor Timerman afirmou em entrevista coletiva que a intenção é proteger os mercados do bloco de um dumping ocasionado pela diminuição da demanda nos países europeus. A decisão inclui o aumento de 100 para 200 no número de produtos que poderão receber a aplicação da tarifa.
Timerman garantiu também que as relações do Mercosul com a China, que foram discutidas na Cúpula de Mendoza, favorecerão o posicionamento dos produtos industriais e dos commodities do bloco no mercado internacional.
Notícias mais lidas agora
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
- Jeep roubado de ex-superintendente morto a pauladas e facadas é encontrado pela polícia
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
Últimas Notícias
Só corre! Bazar beneficente da Breshop terá 10 mil peças de marca a partir de R$ 5
Evento ocorrerá no próximo dia 15 de dezembro, das 8h às 15h, em Campo Grande
Em poucos minutos, chuva intensa provoca alagamentos em bairros de Campo Grande
Ruas e casas ficaram alagadas na Capital
Adolescente é apreendido e confessa que assassinou ex-superintendente da Cultura em Campo Grande
Segundo a polícia, o suspeito deu voltas com o comparsa e gastou o cartão de crédito da vítima em conveniências
Professores da UFMS se apresentam na Europa
Professores da Faalc se apresentaram na República Tcheca e em Portugal
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.