Evento acontece em Campo Grande, MS e antecede o 28º Simpósio Mundial da OMEP, que tem início amanhã

Discutir e propor novos encaminhamentos para o futuro da Educação Infantil, em todo o mundo. Nesta quarta-feira (18) tem início em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, um dos maiores eventos relacionados à Educação e que anualmente é realizado em diversos países: o 28º Simpósio Mundial da OMEP.

Este ano, o evento traz como tema: “A Primeira Infância no Século XXI – Direitos das Crianças de Viver, Brincar, Explorar e Conhecer o Mundo”. O objetivo é proporcionar aos participantes a troca de experiências e um contato com ações desenvolvidas em outros locais, bem como compartilhar os aprendizados obtidos em suas nações de origem. O Simpósio vai contar com participantes de 40 países.

Com abertura oficial marcada para às 19h30 desta quarta-feira, as atividades relativas à Educação Pré-Escolar foram iniciadas antes, com a Assembleia Mundial, que reuniu representantes das OMEP’s de 24 países, unindo as experiências de suas nacionalidades, além dos desafios enfrentados em todas as regiões do mundo.
Ao longo do dia, os “omepianos” apresentaram os relatórios das ações realizadas em cada país, ouviram as experiências de todo o grupo e propuseram medidas a serem adotadas visando o desenvolvimento da Educação Infantil em todo o planeta.

Intercâmbio Cultural

Além de tratar dos rumos da Educação Pré-Escolar, a Assembleia proporciona um riquíssimo intercâmbio entre as culturas de diversos países, bem como as relações com os costumes brasileiros e sul-mato-grossenses. Os visitantes conheceram, na quarta-feira, um dos principais pratos do cardápio nacional – a Feijoada Brasileira. O almoço, servido do Instituto de Educação Infantil da OMEP, foi encerrado com uma apresentação cultural das crianças atendidas pela Instituição, com uma dança típica desta época do ano, a quadrilha.
28º Simpósio Mundial da OMEP

Os debates promovidos durante o Simpósio serão acerca de temas como a formação do profissional que atua na Educação Infantil, o respeito aos direitos das crianças, as práticas pedagógicas, levando em conta a importância do brincar, além do desenvolvimento de uma consciência sustentável nos pequenos, com o brincar e a sustentabilidade.

Com uma programação vasta, que inclui palestras, oficinas, comunicações orais e painéis, o Simpósio também vai sediar a 1ª Feira Internacional da OMEP – Um Novo Olhar para a Educação, com exposição e venda de livros didáticos e paradidáticos, produtos relacionados à Educação, artesanato e muito mais.

Serviço

O Simpósio acontecerá no campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, entre os dias 18 e 21 de julho. Informações sobre o evento no site www.omep2012.org.br .