A Fundação de Cultura do Governo de Mato Grosso do Sul leva o artesanato sul-mato-grossense ao 5º Salão Internacional do Artesanato, que acontece de 31 de outubro a 4 de novembro na ExpoBrasília, no Pavilhão do Parque da Cidade, no Distrito Federal. As peças de Mato Grosso do Sul estarão em estande próprio, mostrando a nossa riqueza e diversidade artística.

O artesanato estadual irá participar da feira com apoio das entidades do setor artesanal: Proart, Artems, Fenarte, Sinart, Uneart e Incubadora Zé Pereira. Ao todo participarão do Salão Internacional do Artesanato 150 expositores, de 40 cidades brasileiras e 15 países.

Cerca de 90 mil pessoas são esperadas durante cinco dias – 10 mil a mais do que no ano passado. Além da exposição e venda de produtos artesanais o evento contará com oficinas de artesanato, aulas de gastronomia e apresentações de artistas regionais.

“O governo do Estado tem procurado sempre divulgar e favorecer a comercialização dos produtos artesanais de Mato Grosso do Sul em eventos locais e nacionais, na certeza de que assim está incrementando as ações pró-artesanato e fortalecendo essa atividade no Estado”, explica Américo Calheiros, presidente da Fundação de Cultura.

O evento traduz a importância cultural do artesanato para a preservação das raízes históricas dos povos, incentivando a constante venda de produtos artesanais, gerando emprego e renda para diversas famílias. Artesanato sul-mato-grossense Aqueles que representam diversidade cultural e criativa do povo brasileiro, os artesãos, têm recebido uma atenção especial do Estado.

Com o incentivo da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, o artesanato sul-mato-grossense é presença marcante no mercado nacional e a visibilidade de seus produtos artesanais é alcançada principalmente pela participação em feiras estaduais e nacionais.

Além disso, a Fundação de Cultura vem multiplicando os núcleos de produção do Estado por meio do projeto Artesania, que leva oficinas de diversos ramos do fazer artesanal para comunidades do interior do Estado, aproveitando sempre as potencialidades de matéria-prima de cada local. Ele visa resgatar também os ofícios tradicionais transformando-os numa possibilidade econômica de geração de trabalho e renda nas comunidades.

Entre as oficinas realizadas figuram as que utilizam a palha de milho e de bananeira, frutas típicas para a produção de doces em compotas e cristalizados, fibra de taboa, tecidos, crochê e bordado com motivos pantaneiros, modelagem em cerâmica, madeira, osso, bambu, cabaça, entre outras.

Os artesãos recebem ainda capacitações para gestão dos produtos como formação de preços, a elaboração da identidade visual, criação de embalagem, logomarca, rótulos e material de divulgação, para agregar valor na comercialização dos produtos e atender as exigências do mercado .

Serviço

A Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da Fundação de Cultura fica no Memorial da Cultura e da Cidadania, na avenida Fernando Corrêa da Costa, 559 – 5º Andar. Outras informações nos telefones 3316-9107 e 3316-9333.